23.8 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁPraça Maria Taquara recebe estudos para instalação de novos pontos de ônibus

Praça Maria Taquara recebe estudos para instalação de novos pontos de ônibus

Texto por LUCIANA SOUZA

A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana já iniciou os estudos para instalação de novos pontos de ônibus na Praça Maria Taquara.  Na localidade, entre a Avenida Geral Melo e Tenente Coronel Duarte, já foram realizados as medições e levantamentos estruturais, para colocação de quatro módulos, de 6 metros quadrados cada. O projeto segue os modelos sustentáveis de contêineres e atenderá o embarque e desembarque de 11 diferentes linhas, com público, em sua maioria, da região da grande Coxipó.

O trabalho segue o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro, de modernizar o transporte público da Capital por meio de políticas de sustentabilidade.  De acordo com secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a ação faz parte dos projetos da gestão Cuiabá 300 e está sendo executada seguindo padrão de tecnologia mundial, que já é realidade em Cuiabá, há um ano, com a construção da Estação Alencastro.

“A prática sustentável vem sendo realidade nesta gestão, como o prefeito prometeu em seu plano de governo. Estamos trazendo o que há de melhor, em nível mundial, para Cuiabá. Isso já pode ser constatado pela cidade, com o funcionamento da Estação Alencastro – que inovou o sistema do transporte coletivo -, as linhas expressas, avenidas revitalizadas, entre outras ações de mobilidade de grande impacto. É um novo conceito que, gradativamente vai mudar a rotina dos usuários desses serviços,” ressalta Antenor.

As novas estruturas serão instaladas paradas onde o fluxo alcança média de 10 mil pessoas por dia. Além da Praça Maria Taquara, a equipe também está trabalhando na área da Praça Ipiranga, onde está previsto a colocação de seis módulos, sendo que cinco desses são de 5,5 metros quadrados e um medindo 6 metros quadrados. “Os pontos da Ipiranga serão similares à Estação Alencastro, sendo todos eles climatizados. A diferença é que, nesse caso os pontos não serão de alvenaria e sim de contêineres.”

A previsão é de que mais de 80 novas estruturas como essa sejam implantadas pela Capital.  O processo teve início em julho deste ano, quando o chefe do Executivo assinou o edital de chamamento público, firmando parcerias com empresas da iniciativa privada para a implantação de novas paradas.

“O processo de modernização está em andamento e utilizará como base o reaproveitamento desses contêineres que seriam descartados. O primeiro local testado com esta estrutura e modelo de parceria, foi em frente ao Shopping Pantanal. Lá foi instalado um contêiner da 12m² x 2,70m², custeado pelo centro comercial que investiu cerca de R$ 70 mil para a substituição do antigo ponto de embarque e desembarque”, explica o secretário.

Abrigos comuns de regiões como do Coxipó e grande CPA também estão no cronograma de revitalizações da Secretaria.

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

ELEIÇÕES 2022
Vereadores de Lucas do Rio Verde confirmam candidaturas a ALMT e à Câmara Federal
agosto 07, 2022
Lucas do Rio Verde
Francisco Lucas é homenageado nos 34 anos de emancipação de Lucas do Rio Verde
agosto 07, 2022
EM LUCAS DO RIO VERDE
Raça Negra embala madrugada luverdense no penúltimo dia da Expolucas 2022
agosto 07, 2022
R$ 10 MIL
Três pessoas dividem prêmio da penúltima noite da Expolucas 2022
agosto 07, 2022