25 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 19 junho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁPor amostragem, Cuiabá realiza mapeamento de árvores para construção de Plano Diretor...

Por amostragem, Cuiabá realiza mapeamento de árvores para construção de Plano Diretor de Arborização Urbana

A ação é executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável
Por CenarioMT

A Prefeitura de Cuiabá vai realizar o mapeamento da arborização da capital para construir o Plano Diretor de Arborização Urbana. O estudo preliminar vai identificar quais são os tipos de árvores já plantadas na cidade, a condição física delas, como estão distribuídas, tudo para embasar o planejamento municipal de arborização urbana. A ação é executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável.

“Investir em preservação do Meio Ambiente é investir na saúde da nossa gente, no bem-estar de quem circula por Cuiabá. Uma rua arborizada é mais conforto para quem trabalha no comércio de rua, para quem se desloca a pé”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

O levantamento da arborização viária das principais vias da cidade de Cuiabá-MT será quantitativo e também qualitativo. Será realizado o inventário da arborização urbana, mapeando, identificando e categorizando o risco de cada árvore. Essas informações serão utilizadas na elaboração do Plano Diretor da Arborização Urbana e do Manual Técnico de Arborização Urbana da cidade de Cuiabá-MT.

“São muitos os benefícios da arborização em zonas urbanas. Desde o embelezamento da nossa cidade e valorização dos imóveis até o aumento do conforto térmico, diminuição da infiltração no solo, criação de barreiras contra ruídos”, disse o secretário-interino de Meio Ambiente, Luis Claudio de Castro Sodré.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento municipal, que fixa as diretrizes e critérios necessários para uma política de implantação, monitoramento, conservação e expansão da arborização urbana.

O plantio de árvores nas cidades é essencial para gerar conforto ambiental, diminuindo as ilhas de calor provocadas pelo aumento da urbanização. Elas também aumentam a qualidade de vida, como o caso de áreas de lazer em bosques e praças, ambiente para descanso e recreação, além de melhorarem o aspecto visual, proporcionarem sombra para pedestres, moradias, estabelecimentos comerciais e veículos.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Agentes de Saúde e Atenção Básica recebem capacitação em Lucas do Rio Verde
junho 19, 2021
LUTO
Com mais dois óbitos, Lucas do Rio Verde chega 166 mortes por Covid-19
junho 19, 2021