30.7 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 05 agosto, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁPerícia constata ligação irregular de água próxima a condomínio em Cuiabá

Perícia constata ligação irregular de água próxima a condomínio em Cuiabá

O laudo pericial foi concluído e encaminhado à Polícia Judiciária Civil e será anexado ao inquérito policial
Por CenárioMT

A Gerência de Perícias em Meio Ambiente e Engenharia Legal da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada, nesta quarta-feira (14.07), para constatar a existência de um furto de água em uma região próxima ao condomínio Florais dos Lagos, em Cuiabá. Tratava-se de um imóvel em área urbana delimitado por muros de alvenaria, onde construções estavam sendo realizadas no interior do lote.

Os exames periciais foram solicitados à Politec pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), após a suspeita de furto ter sido levantada pela Águas Cuiabá, concessionária responsável pela distribuição de água na Capital. A perícia foi feita com auxílio da equipe da Águas Cuiabá, cujo o objetivo é verificar a origem da ligação irregular com a rede de distribuição.

No local foi identificada uma derivação que se direcionava para o interior de um imóvel. A tubulação não passava por um hidrômetro, sendo assim, não era possível realizar a medição do consumo de água. Além disso, foi verificado que o imóvel em questão não possui qualquer registro com a concessionária. O laudo pericial foi concluído e encaminhado à Polícia Judiciária Civil e será anexado ao inquérito policial.

Perícia Criminal

Quando a concessionária responsável pelo abastecimento de água suspeita de fraude no sistema de fornecimento do produto, a Politec é acionada para constatar a ocorrência do crime. O acionamento é realizado através de requisição pericial solicitada pela autoridade policial e encaminhada à concessionária, que geralmente acompanha a equipe de peritos de Engenharia Legal durante a ocorrência.

O furto de água é considerado crime, e se enquadra no artigo 155 do Código Penal, o qual se refere a subtrair de outro, bem móvel de valor econômico. Após a realização da perícia do local, o laudo pericial é disponibilizado à autoridade requisitante, que dará início ao inquérito policial.

 


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Lucas do Rio Verde

AGENDA OFICIAL
Escola Tiradentes será inaugurada nesta sexta-feira durante visita do governador Mauro Mendes
agosto 05, 2021
Geral
Entrega de motobombas às comunidades é uma das comemorações de aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 05, 2021
CELEBRAÇÕES
Com corte simbólico de bolo, Lucas do Rio Verde celebra 33 anos
agosto 05, 2021
GOLEOU
Taça Brasil: Grupo Santos sai atrás do marcador, vira e garante vaga na semifinal
agosto 05, 2021