24 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 30 novembro, 2020
Início MATO GROSSO CUIABÁ Obras da Biblioteca da praça Clóvis Cardozo serão entregues em abril

Obras da Biblioteca da praça Clóvis Cardozo serão entregues em abril

Por MARIA BARBANT

As obras de reforma, ampliação e paisagismo da Biblioteca Comunitária “Saber com Sabor” da Praça Clóvis Cardozo, no centro de Cuiabá, seguem em ritmo acelerado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a obra está 35% concluída e a previsão de entrega é abril deste ano, no aniversário de 300 anos da capital.

A obra foi iniciada em novembro do ano passado. Custeada com recursos do Município, estão sendo investidos R$ 347 mil na unidade. Já foram feitas a fundação, fechamento da alvenaria, retirada do telhado, do piso e dos vidros da parte antiga. O espaço, com 77,82m² de área construída, será entregue à população com 122,16m², uma ampliação de 44,34m². A unidade ganhará novos espaços como o cantinho cuiabano, computador, móveis e terá ainda nova programação, com aulas de cando e violão, um café e a parceria com autores para promoção de eventos.

Também já passou por manutenção e pintura, a unidade localizada no bairro Pedregal e, nesta semana, técnicos da Diretoria de Infraestrutura visitaram a unidade do bairro Dom Aquino para definição o projeto de revitalização.

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria Municipal de Educação trabalha para implementar e fortalecer as Bibliotecas Escolares e Comunitárias, visando garantir o seu funcionamento efetivo, padronização e qualificação dos funcionários a fim de ampliar o acesso à leitura entre os alunos da rede pública de Ensino e a população em geral, com unidades modernas e confortáveis”, salientou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos. 

 

Serviço

As Bibliotecas Comunitárias foram criadas em 2001, para  promover um acesso maior à leitura e ao conhecimento.  Com a criação da  Biblioteca “Saber com Sabor” Clóvis Cardozo, e sua grande aceitação pela comunidade, o projeto foi ampliado para 7 unidades nos bairros de Cuiabá. O acervo das bibliotecas varia de 7.300 a 15.500 exemplares, entre livros, gibis, revistas, além do espaço infantil e acesso à internet.

O municipio conta ainda com outros pontos de leituras, os “Mais Saberes”, na SME e no quiosque de leitura na Praça do Distrito de Aguaçu.

Entre os  serviços oferecidos nas bibliotecas estão o incentivo à leitura; empréstimo domiciliar; oficinas com contação de histórias; pesquisa bibliográfica no acervo e via Internet; orientação aos frequentadores; mediação de leitura para escola e público em geral; promoção de eventos literários; organização, seleção, recuperação e higienização de acervo; manutenção, higienização e segurança do espaço físico; exposição de novas aquisições e programa de automação do acervo – SIGEDUCA para indexação, catalogação e registro dos livros e monitoramento do fluxo de atendimento e frequência na biblioteca.

 

Confira os endereços da Bibliotecas Comunitárias Saber com Sabor:

 

Biblioteca “Saber com Sabor” Clóvis Cardozo

Rua 24 de Outubro, s/n – Centro

Atendimento: Segunda a sexta – 08h às 18h

Finais de Semana: 08h às 19h

Telefone: 65 3313-3045

 

Biblioteca “Saber com Sabor” Idalina Rosa da Silva

Rua Allan Kardec, 359 – Santa Isabel

Atendimento: Segunda a sexta – 08h às 18h

Telefone: 65 3313-3070

 

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Dona Canuta da Silva

Rua Maranguape, s/n – Pedregal

Atendimento: Segunda a sexta – 08h às 19h

Telefone: 65 3616-6850

 

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Pedra 90

Avenida Principal, s/n – Pedra 90

Atendimento: Segunda a sexta – 07h às 11h e 13h às 17h

Telefone: 65 3617-1954

 

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Nilma Luiza da Silva Branca

Quadra 14, Lote 36, nº 08 – Osmar Cabral

Atendimento: Segunda a sexta – 08h às 18h

Telefone: 65 3665-2785.

 

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Davidson da Costa Campos

Rua Terezinha, s/n – Cidade Verde

Atendimento: Segunda a sexta – 09h às 18h

Telefone: 3616- 6630

 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

 

 

 



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Emanuel é reeleito prefeito de Cuiabá

Emanuel Pinheiro (MDB) foi reeleito neste domingo (29) com 51,1% dos votos válidos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele comandará, novamente,...

Mato Grosso registra 7 óbitos e 103 casos em 24h por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (29.11), 158.417 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados...

Começa apuração do segundo turno; acompanhe em tempo real

A votação do segundo turno das eleições municipais foi encerrada às 17h (horário de Brasília) na maior parte do país. Os eleitores que estão...

‘Pedi força a Deus quando vi que era ela’, diz PM que encontrou a filha morta em ocorrência de acidente

O sargento da Polícia Militar Severino Góis, de 54 anos de idade, passou neste sábado (28) pelo que ele chamou de "pior experiência da...
Publicidade
x