31.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 16 junho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁObra avança e ponte sobre o Rio Paciência deve ser entregue ainda...

Obra avança e ponte sobre o Rio Paciência deve ser entregue ainda neste ano

Por BRUNO VICENTE

A construção da ponte de concreto sobre o Rio Paciência, na região do Coxipó do Ouro, avança para mais uma etapa. Com mais de 36 metros de extensão e pelo menos quatro metros de largura, a estrutura está em fase final de edificação e deve ser entregue para uso de centenas de famílias que habitam nas comunidades vizinhas até o fim deste ano. Neste momento, a equipe com cerca de 10 operários atua no levantamento do guarda-corpo, a fim de garantir a segurança necessária durante a travessia de veículos e pedestres.

Iniciada em maio deste ano, a obra recebe um investimento de mais de R$ 680 mil, sendo parte proveniente da própria Prefeitura de Cuiabá e outra arrecadada via Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A construção faz parte do programa Pontes de Concreto, que tem levado a melhoria para diversas comunidades da zona rural. O programa tomou como ponto de partida a comunidade Ecoville II e, atualmente, atende ainda as comunidades Bandeira e Monjolo, esta última localizada na região do Distrito do Aguaçu.

A partir da edificação dessas pontes, o Município busca oferecer as condições necessárias para que a população residente no perímetro rural tenha, de forma digna e segura, o acesso garantido à área urbana da Capital. Além da estrutura já entregue e as outras três em andamento, outras duas ainda serão levantadas, até o ano de 2020. De acordo com o planejamento, as localidades do Rio Aricázinho e Rio dos Médicos – Estrada Comunidade dos Médicos – também serão contempladas.

“Em todas essas comunidades, os moradores costumam enfrentar dificuldades ao se deslocar de uma região para outra. No período chuvoso, essa situação acaba se agravando. Diante disso, o prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de solucionar esse problema por completo. Sendo assim, estabelecemos o programa Pontes de Concreto, mapeamos as demandas mais urgente e colocamos em prática a construção dessas grandes estruturas. Temos a obrigação de dar a devida atenção às demandas da população que habita na zona rural também”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Outras ações

No intuito de solucionar problemas referentes às travessias existentes sobre rios e córregos da zona urbana e, principalmente, no perímetro rural da Capital, a Prefeitura de Cuiabá implantou, ainda em 2017, um grande plano de atuação para reforma, substituição e construção de novas estruturas em diversas comunidades. As intervenções nas edificações fazem parte do planejamento de trabalho do Executivo, a fim de promover a melhoria na infraestrutura viária em todas as regiões.

Levando em consideração as especificidades de cada comunidade, o corpo de engenharia técnica da Secretaria de Obras Públicas conseguiu mapear as demandas mais urgentes e atender de forma efetiva cada uma delas. Dessa forma, a partir desse trabalho, a Secretaria conseguiu executar em comunidades e bairros reformas de pontes de madeira, construção de pontes novas, além da substituição de estruturas antigas de madeira por Bueiro Duplo Celular, Bueiro Simples Celular, Bueiro Duplo Tubular, Bueiro Simples Tubular e Bueiro Triplo Tubular.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

INVESTIGAÇÃO
Jovem pode ter sido executado por facção criminosa em Lucas do Rio Verde
junho 16, 2021
DADOS ATUALIZADOS
Lucas do Rio Verde registra 72 novos casos positivos de Covid-19 em 24 horas
junho 16, 2021