23.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁNovos testes rápidos começam a ser aplicados nesta quarta-feira (03)

Novos testes rápidos começam a ser aplicados nesta quarta-feira (03)

Método da pesquisa de antígeno realiza a análise em secreção da nasofaringe; resultado fica pronto em 15 minutos
Por CenárioMT

Os novos testes rápidos de detecção do coronavírus começam a ser utilizados nesta quarta-feira (03.02) pelo Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal. A tecnologia visa aprimorar o protocolo de atendimento e tornar o serviço mais eficaz.

O novo teste utiliza a metodologia da pesquisa de antígeno e, ao invés da amostra do sangue, é coletada a secreção da nasofaringe. Essa secreção é extraída com o swab (espécie de cotonete) e colocada em uma solução de soro, de forma que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos o resultado está pronto.

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, enfatizou que a pesquisa de antígeno é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19. “Esse teste é de alta qualidade. Por meio dele, vamos diminuir a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos, pois a assertividade dele é muito maior”, avalia o gestor.

Para o início da utilização do teste, foi necessária uma série de adaptações à estrutura móvel do Centro de Triagem tendo em vista a segurança dos trabalhadores, pois a manipulação do swab expõe mais os profissionais que aplicam os testes.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) também anunciou que todos os trabalhadores do Centro de Triagem serão imunizados contra a Covid-19.

Atendimentos

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. São entregues até 900 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet – por meio do link triagem.mt.gov.br – e 400 senhas presenciais entregues das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas. O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Covid-19: Saúde de Lucas do Rio Verde confirma 35 novas notificações e número de casos ativos chega a 285
janeiro 16, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após agredir companheira com pedaço de madeira em Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022