20.8 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 15 abril, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁMensagens incentivam estudantes e pais a participarem e acompanharem das atividades...

Mensagens incentivam estudantes e pais a participarem e acompanharem das atividades pedagógicas remotas

A ideia lançada pela EMEB Profª Rita Caldas Castrillon está sendo adotada por outras unidades educacionais e já mostra resultados positivos
Por CenarioMT

Em tempos de pandemia, diante da necessidade de adotar medidas restritivas como a suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implementou uma série de iniciativas a fim de viabilizar  o processo ensino aprendizagem dos estudantes/crianças matriculados na rede pública municipal de educação.

O incentivo a participação nas aulas remotas é uma prioridade do Município assim como a distribuição de material pedagógico e escolar, apostilas impressas para aqueles com dificuldade de acesso a internet e orientação constante aos pais e responsáveis.

Uma dessas iniciativas, pensada pela coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) EMEB Profª. Rita Caldas Castrillon, Melissa Lilian Teixeira, está sendo seguida por outras unidades da rede pública municipal. A unidade, localizada no bairro São Benedito, oferece Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o 6º Ano, com 302 crianças matriculadas em 2021.

“Sempre estou buscando meios positivos de incentivar os estudantes/crianças em relação ao acompanhamento das aulas, na execução das tarefas e na forma mais prática e efetiva de orientar e apoiar os pais e responsáveis. Nada como uma pessoa conhecida de todos para trazer esse incentivo”, contou Melissa Teixeira.

Segundo ela, os estudantes gostaram tanto das mensagens dos artistas e profissionais da imprensa, lembrando os cuidados de higiene e a importância do estudo, que nos grupos da escola postaram vídeos e mensagens agradecendo. De acordo com Melissa, desde a semana passada quando os vídeos começaram a circular entre a comunidade escolar, houve uma melhora significativa na participação de todos. “A intenção é que sejam vídeos curtinhos, com mensagens positivas e diretas. Algumas unidades abraçaram a iniciativa e outros vídeos começaram a aparecer nos grupos”, explicou a coordenadora pedagógica.

Para o coordenador de Organização Curricular da Secretaria Municipal de Educação, Marco Antônio Alves Braga a ideia é buscar a participação dos estudantes/crianças e das famílias neste novo formato de escola. “A situação atual requer novos comportamentos e todos nós estamos aprendendo esta forma virtual de participar. Os vídeos são mais um elemento motivador para apoiar a unidade educacional a atingir seu objetivo, que é atender 100% dos seus estudantes/crianças”, ressaltou Marco Antônio.

A coordenadora técnica de Ensino da Secretaria de Educação, Zileide Lucinda dos Santos disse que iniciativas como essa trazem aprendizados para todos. “Estamos vivendo situações que não tínhamos vivenciado antes. Essas iniciativas apontam uma aprendizagem muito grande e toda a sociedade está se sentindo responsável. É um movimento que representa um compromisso social, um compromisso afetivo para com as unidades em relação ao grande esforço que estão fazendo junto com a Secretaria Municipal de Educação para não deixar nenhuma criança para trás. Para incluir a todos. As mensagens ditas pelas pelos nossos artistas e repórteres chegaram direto as nossas crianças e todos os nossos estudantes. Parabéns”, salientou Zileide dos Santos.

Para a secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, este é um novo momento para a Educação. “Este é um novo ciclo para a educação, onde alinhamos nossas práticas pedagógicas às  tecnologias ou mesmo na busca comum do aprendizado através da autonomia da criança.  Para que  as habilidades sejam desenvolvidas a participação dos pais é fundamental.  E o projeto da nossa coordenadora profª. Melissa tem esse objetivo, que é envolver a comunidade escolar nesse novo momento”, salientou a secretaria municipal, Edilene Machado.

E as ideias não param, Melissa já está pensando em uma atividade diferenciada para o aniversário de Cuiabá, no próximo dia 8 de abril. “Estamos planejando uma live bem diferente, para reunir os estudantes/crianças, seus pais e professores, com pratos típicos, linguajar cuiabano e muito mais”, contou ela.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

VITÓRIA NO PASSO
Com dois de Isac, Luverdense vence e sobe na tabela do Mato-grossense
abril 14, 2021
GERAL
Bombeiros alerta para possível golpe em Lucas do Rio Verde
abril 14, 2021