21.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 03 março, 2021
Início MATO GROSSO CUIABÁ Fiscalização do CRECI flagra zelador atuando como corretor em Mato Grosso

Fiscalização do CRECI flagra zelador atuando como corretor em Mato Grosso

Por REDAÇÃO CENÁRIOMT

Agente de Fiscalização Federal do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso -19ª Região autuou em flagrante delito, nesta sexta-feira (15/01), por volta das 14 horas, um zelador de 39 anos, pelo exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

O flagrante aconteceu em um edifício de luxo, no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.

Segundo diretor de fiscalização, Cláudio Neis, o CRECI recebeu denúncias anônimas de que ele vem ofertando venda de apartamentos, sem possuir o registro de inscrição junto ao Conselho. “Rapidamente foi realizada diligência no local para apurar os fatos, e durante a abordagem foi constatada a veracidade da denúncia,” ressaltou.

Agente de Fiscalização, Carlos Santos, disse que no momento da diligência foi presenciada uma moradora do edifício informando para o zelador que tinha um imóvel para venda e que era para o mesmo cuidar dos trâmites, que ela pagaria uma comissão pela transação imobiliária. “Diante dos fatos, foi feito o flagrante e lavrado o auto de constatação, bem como, o registro do boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (DECON)”, informou.

Presidente do CRECI-MT, professor Benedito Odário, ressalta que é importante a população procurar os corretores de imóveis “somente o profissional habilitado tem o conhecimento necessário para garantir segurança nas transações mobiliarias”, disse. “Quem realiza intermediação na compra, venda, permuta ou locação de imóveis, se não for corretor está agindo ilegalmente. É fundamental certificar se a pessoa tem o registro profissional, caso contrário denuncie!”, enfocou.

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada em lei e o exercício ilegal da profissão caracteriza contravenção-penal prevista no artigo 47 da Lei 3.688/41. A pena é de 15 dias a três meses de detenção e pagamento de multa.

Diretor Cláudio Neis enfatiza que o CRECI está intensificando a fiscalização em todo o estado e, na capital, fiscais do Conselho estão trabalhando diariamente para combater o exercício ilegal. “O CRECI não tolera a prática de falsos corretores, vamos continuar percorrendo toda a região de Cuiabá e contamos com a ajuda das pessoas para denunciar”, pontuou.

As denúncias de pessoas que exercem ilegalmente a profissão de corretor de imóveis podem ser feitas por email denuncias@crecimt.gov.br , através do whatsapp (65) 9 9952-3216 ou de maneira anônima no site do CRECI-MT www.crecimt.gov.br



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

EFEITO COVID
Cumprimento do decreto contra covid-19 é alvo de fiscalização em Lucas do Rio Verde
março 03, 2021
TOQUE DE RECOLHER
Lucas: Por causa de decreto, Igreja cancela missa desta quarta-feira (03)
março 03, 2021