27 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 22 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁFazemos questão de ter o MPE inserido nesse processo, afirma Pinheiro

Fazemos questão de ter o MPE inserido nesse processo, afirma Pinheiro

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, esteve, na última sexta-feira, no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) buscando construir uma parceria entre o Executivo cuiabano e a instituição fiscalizadora. A ideia de Pinheiro é que os dois órgãos públicos trabalhem juntos na resolução das demandas referentes à área da saúde do município. Para isso, o gestor se encontrou com o titular da 10ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, promotor Mauro Poderoso de Souza, para iniciar as tratativas.

Na oportunidade, o prefeito disponibilizou o Plano Emergencial de Ativação do Novo Pronto Socorro, que será entregue à população neste mês de dezembro. Segundo ele, a iniciativa visa inserir o MPE dentro de uma força-tarefa em prol da inauguração e funcionamento do novo hospital, garantindo dessa forma uma participação efetiva da instituição nesse importante momento para a Capital mato-grossense. A proposta é que seja elaborado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando a realização de dois processos emergenciais: um licitatório para prestadores de serviços e outro seletivo de pessoal.

“Estamos promovendo uma verdadeira virada de página e dando início a um novo ciclo na saúde de Cuiabá e precisamos do MPE inserido dentro desse processo. Tenho o compromisso com a população cuiabana e com o Governo Federal de entregar o novo Pronto Socorro em funcionamento no fim deste ano. Essa transição será feita de forma segura e gradativa. Por isso, solicitei o apoio para que seja formalizado um TAC, pelo qual conseguiremos fazer as contratações emergenciais devido ao curto prazo. O documento terá a validade de 180 dias e, dentro desse prazo, trabalharemos paralelamente no lançamento de uma licitação e um processo seletivo dentro do prazo normal”, explica o prefeito.

Ainda foram debatidas no encontro questões relacionadas aos servidores contratados da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECS –  e da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme encaminhado, as instituições públicas devem formular mais dois TACs, regularizando em 100% os dois casos. Uma nova reunião deve acontecer na próxima semana, com a presença de técnicos da ECS e da Prefeitura de Cuiabá, para discutir a melhor forma de construção do documento. O promotor aprovou a iniciativa do prefeito e se mostrou aberto à consolidação da parceria.

“Queremos aproveitar e resolver as demandas da saúde que chegam até nós e tramitam internamente e precisam ser resolvidas. Até porque essa é uma situação que iniciou em gestões passadas e se arrasta há décadas. Começou lá atrás, com o então prefeito Wilson Santos, passou por Chico Galindo, Mauro Mendes e agora está atingindo a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Agora temos a oportunidade de tratar a situação como um todo e colocar um ponto final nessa problemática”, disse o promotor.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Polícia prende homem por agredir esposa gestante e enteada menor de idade em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
TRÁFICO DE DROGAS
Policiais militares apreendem mais de 19 quilos de entorpecente em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022