34.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 22 outubro, 2020
Início MATO GROSSO CUIABÁ Escola Barão realiza live com professores, alunos e especialistas sobre atual cenário...

Escola Barão realiza live com professores, alunos e especialistas sobre atual cenário do pantanal

Pais elogiaram a transmissão porque foi esclarecedora em relação ao tema e pela participação dos alunos
Por CenárioMT

A Escola Estadual Barão de Melgaço, em Cuiabá, realizou uma live sobre o atual cenário do Pantanal de Mato Grosso. A proposta da transmissão foi sensibilizar e conscientizar a população a respeito da seca e queimada que assola a região. A live, realizada no último sábado (26.09), contou com a participação de professores, comunidade escolar, e estudantes da escola que fizeram apresentação dos trabalhos, além de especialistas em queimadas e previsão de tempo que foram convidados a explicar a situação do pantanal.

Segundo a diretora Francislene Goia, a proposta da live foi levar informações a respeito da realidade que passa a região pantaneira. “Todos estamos sofrendo com as queimadas de forma direta e indireta. Pessoas que moram no Estado enfrentam problemas de saúde em meio à fumaça intensa, que piora as infecções respiratórias durante a pandemia. Para isso, chamamos especialistas para tirar nossas dúvidas sobre o clima trazendo informações esclarecedoras”, salienta.

Entre os convidados, participaram a superintendente Cassiana Moreira do Prev fogo do Ibama, do veterinário Fernando Siqueira, do tenente CB Santos Júnior e outros profissionais que estavam em comboio a caminho da Transpantaneira levando água e comida para os animais.

Um dos participantes da live, Anderson Martinez Santana –  que é pai da estudante do 5º ano Michaelle de Angellis – elogiou o trabalho da escola, ao destacar que a live foi muito proveitosa, tanto para os pais como para os filhos. Na transmissão, todos puderam presenciar o depoimento de um oficial do Corpo de bombeiros que está na linha de frente para combater as queimadas no Pantanal, além de brigadistas e veterinários que estão socorrendo os animais no Pantanal.

“Do ponto de vista da educação ambiental, notei o envolvimento de vários estudantes produzindo textos sobre o assunto. E isso é importante, pois temos que educar as gerações de crianças e adolescentes para que eles protejam o planeta, já que a nossa geração está falhando nesse quesito. O conceito do fogo bom e o fogo ruim foi uma das coisas que mais me chamou a atenção, já que 98% das queimadas florestais ocorrem devido a ação humana”, assinala.

A coordenadora pedagógica Aurizane Cardoso avalia com ótima a live, uma vez que a transmissão superou as expectativas, pois conseguiu atrair a comunidade escolar através da divulgação, usando a tecnologia.

“O evento aconteceu de forma virtual, sendo uqe normalmente aconteceria no chão de nossa escola. Os estudantes e convidados tiveram a oportunidade de receber importantes orientações sobre nosso bioma do pantanal”, explica.

Para a assessora pedagógica Suzana Rondon, a comunidade escolar da EE Barão de Melgaço está se adaptando às mudanças necessárias impostas pela pandemia e ao distanciamento social. Com isso, a equipe gestora propõe novas e exitosas propostas de aprendizagem. “Entre elas, a live sobre o pantanal que trabalhou conhecimentos e habilidades da educação ambiental, essenciais a todos seus alunos no seu direito de aprender”, exemplifica.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas