20.7 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 04 março, 2021
Início MATO GROSSO CUIABÁ Em reunião do Consórcio, primeira-dama se compromete a auxiliar municípios para ampliação...

Em reunião do Consórcio, primeira-dama se compromete a auxiliar municípios para ampliação de políticas públicas destinadas às mulheres

Consórcio tem como bandeira a formatação de um novo modelo de desenvolvimento regional e reúne treze municípios, tendo a organização executada pelo prefeito de Cuiabá
Por CenarioMT

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, hipotecou apoio aos gestores dos 13 municípios que integram  o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá. Márcia, durante a primeira reunião da comissão e se comprometeu a auxiliar o fortalecimento de políticas públicas às mulheres. O primeiro encontro do Consórcio – que tem o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro como idealizador – foi realizado na Câmara Municipal de Santo Antônio do Leverger no dia 8. Mácia Pinheiro, na ocasião, representou as primeiras-damas dos municípios. O Consórcio tem como bandeira a formatação de um novo modelo de desenvolvimento econômico.

“Cuiabá é referência nacional no trabalho em prol da mulher com projetos reconhecidos e ações contundentes que têm impactado diretamente na vida das nossas mulheres. Queremos ampliar o trabalho a esses municípios de modo a alinharmos as políticas e ações, o quê  consequentemente, ajudará as mulheres de toda a Baixada Cuiabana com oportunidades, bem estar social e promoção da igualdade de gênero”, explicou a primeira-dama lembrando que a capital  do Estado é uma das primeiras do país a criar uma secretaria destinada a formatar ações destinadas às mulheres.

Dentre as principais ações de fomento  citadas pela primeira-dama  para integrar as políticas do consórcio, está o programa Qualifica Cuiabá 300 anos. A iniciativa  – reconhecida em cenário nacional  – possui  80% do público composto pelo gênero feminino.

“Já atendemos 3,5 mil mulheres em Cuiabá fomentando novos empregos, novos empreendimentos e garantindo renda familiar para centenas de pessoas. O programa foi fundamental, principalmente, na pandemia que gerou muitos impactos negativos”, ponderou Márcia.

A anfitriã da reunião, a prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães, comemorou o apoio para ampliação das políticas. Todo o suporte necessário será delineado pela pasta de Assistência Social em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-Dama.

“Já estamos em tratativas para buscar parcerias de qualificação, pois temos uma área territorial extensa sobretudo na zona rural e precisamos desse incentivo de cursos de qualificação e como a primeira-dama já possui o caminho queremos sentar com ela para alinharmos esses projetos e adequarmos para a zona rural”, disse a prefeita.

A formatação do programa Qualifica Cuiabá 300 anos  é exemplo no país. O governo federal mantém  a iniciativa, seguindo o mesmo formato adotado e nomenclatura semelhante,  visando atender mais de 20 mil pessoas em 13 estados.

“O Governo Federal entende que esse caminho é fundamental para colocar a mulher em grau de independência, em posições de liderança e isso precisa ser captado pelos municípios de Mato Grosso para expandir mais ainda as oportunidades em prol da mulher”, finalizou a primeira-dama.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

EFEITO COVID
Cumprimento do decreto contra covid-19 é alvo de fiscalização em Lucas do Rio Verde
março 03, 2021
TOQUE DE RECOLHER
Lucas: Por causa de decreto, Igreja cancela missa desta quarta-feira (03)
março 03, 2021