Dia do Aposentado – Homenagem ao auditor fiscal aposentado José Leopoldo Vieira da Silva

Fonte: JULIA MILHOMEM

dia do aposentado homenagem ao auditor fiscal aposentado jose leopoldo vieira da silva 795202

Dia 24 de Janeiro é a data destinada a homenagear os profissionais que dedicaram toda uma vida ao trabalho e agora usufruem das realizações conquistadas pelo ‘suor’ de todos os anos de serviços prestados seja ao seu município, estado e até mesmo ao país.

O Dia do Aposentado traduz, em síntese, toda a humanização pregada pela administração Emanuel Pinheiro, deste modo a valorização do profissional público, um dos motes da atual gestão municipal.

É nesse sentimento que a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Inovação e Comunicação (Sicom), traz em homenagem ao Dia do Aposentado a história de vida profissional de 25 anos do Auditor Fiscal Tributário aposentado, José Leopoldo Vieira da Silva.

Sua carreira profissional iniciou-se aos 21 anos de idade, por meio de concurso público para a esfera federal. O ano era de 1975 quando o então Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), sigla extinta, hoje Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou um concurso qual veio a ser aprovado para o cargo técnico de Agente Administrativo, posição que desempenhou por oito anos.

[Continua depois da Publicidade]

Já em 1977, concluiu o curso de Tecnólogo em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, no mesmo ano, prestou vestibular na mesma faculdade para o curso de Administração de Empresas, onde mais uma vez obteve êxito vindo ao se graduar seis anos mais tarde.

Pós a passar pela esfera federal (INSS) decidiu se desafiar ao ingressar na carreira estadual quando enfrentou, mais uma vez, um processo seletivo, agora com o objetivo de trabalhar na Empresa Mato-grossense dos Próprios Estaduais, o antigo EMAPE.

Aprovado e já em exercício de atuação, o EMAPE veio a ser extinto e os servidores foram designados a prestarem serviço no Departamento de Obras Públicas.

 ‘’O DOP também acabou sendo extinto e foi quando recebi um convite para trabalhar na Procuradoria Geral de Justiça onde permaneci por mais ou menos dois anos’’, lembrou.

Em Setembro de 1992, José ficou sabendo de um novo concurso público, este para seguir a carreira municipal e decidiu se testar pela terceira vez. Fez a inscrição, e como de praxe passou. O cargo era de inspetor de tributos, nível superior.

‘’Me lembro como se fosse hoje, o prefeito era Frederico Campos e fui nomeado no ato 017/92. A Posse aconteceu no dia 4 de Fevereiro do mesmo ano. Fui lotado na então Secretaria de Finanças e trabalhei por 25 anos na mesma área, dentro da gerência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, o famoso ISSQN’’, recordou.

Foi com 41 anos de tempo de serviço e 63 anos de idade que José Leopoldo Vieira da Silva se aposentou. A data da aposentadoria saiu no dia 19 de junho de 2017.

Antes de encerrar a carreira profissional, ele chegou a ser homenageado pelo atual prefeito Emanuel Pinheiro como o primeiro auditor-fiscal tributário da receita municipal aposentado. Ele destaca que esta valorização como servidor é de tamanha importância, principalmente quando o servidor leva a sério o trabalho e faz isso por amor e respeito ao próximo.

‘’Nos como servidores temos que atender muito bem o público que necessita dos nossos serviços, sempre dando atenção, respeitando e fazendo o possível para solucionar os problemas. E isso eu fiz nos 25 anos de trabalho e fiquei muito feliz em ver que toda esta minha postura valeu a pena e foi reconhecida pelo prefeito’’, ressaltou.

Em Junho, faz dois anos da aposentadoria de José que relata acerca do tempo trabalhando fora de casa, não se acomodou. “Comecei a fazer atividade física, faço minha caminhada diariamente e ajudo também nos serviços domésticos. Claro que tenho saudades do ambiente da prefeitura, dos meus colegas, das amizades, daquele dia a dia’’, contou.

[Continua depois da Publicidade]

Origem do Dia dos Aposentados

Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.