26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 15 janeiro, 2021
Início CENÁRIO AGRO Deputados se mobilizam para que o traçado da Ferronorte passe por Cuiabá

Deputados se mobilizam para que o traçado da Ferronorte passe por Cuiabá

Por CenárioMT

Mato Grosso pode explorar a concessão da Ferronorte e a Assembleia se mobiliza para que o traçado passe por Cuiabá.

Ontem, quinta-feira(7), foi aprovada uma Proposta de emenda à Constituição (nº 16/20) que altera o artigo 131 para permitir a exploração direta e indireta de serviços públicos.

Apesar de se tratar de uma ferrovia de responsabilidade da União, o autor da proposta, presidente da AL Eduardo Botelho (DEM) explica que não há conflito de competência na PEC, pois “a legislação federal fala interestadual, então dentro do Estado tem sim essa prerrogativa para fazer”.

Ele garante que a empresa responsável pela Ferronorte, a Rumo, tem interesse e já procurou os parlamentares e o governo para viabilizar a obra. Espera que, com a permissão da AL, já inicie a construção neste ano e a estimativa é que seja entregue o trecho de Rondonópolis a Cuiabá em dois anos.

Explica ainda que o Estado “já tinha permissão para fazer concessões de rodovias, concessões marítimas, mas não tinha ainda de ferrovia. Essa PEC está permitindo que o Estado faça essa concessão, porque a ferrovia está parada em Rondonópolis, e dentro do Estado o governo tem o poder de fazer isso”. A PEC foi aprovada por 22 deputados que estavam presentes na sessão e o presidente não votou, seguindo regimento. (com RDNews)

Ferronorte

A chegada da ferrovia na capital, proporcionará desenvolvimento econômico, novos negócios, novas indústrias, geração de emprego, redução nos custos de transporte e das mercadorias são alguns dos benefícios que serão gerados com a chegada da ferrovia até Cuiabá.

A Ferronorte ou Ferrovia Norte Brasil (EF-364), é uma ferrovia diagonal brasileira com 755 km de extensão, em bitola larga, que passa pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ligando Santa Fé do Sul (SP) à Rondonópolis (MT).



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas