28.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 10 abril, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁDefesa Civil de Cuiabá participa de queima controlada no Parque Nacional de...

Defesa Civil de Cuiabá participa de queima controlada no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

A ação preventiva, a primeira de campo neste ano, é preparatória para o enfrentamento das queimadas na região
Por CenarioMT

A Defesa Civil de Cuiabá participou na tarde da última terça-feira (30), na região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, divisa com o Município, da primeira ação em campo deste ano, visando o combate as queimadas. A ação de Manejo de Incêndio Florestal (MIF), também conhecida como queima prescrita foi realizada por agentes de defesa civil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Ferraz Zanetti explicou que a queima controlada é uma forma de prevenir a ocorrência e os riscos de grandes incêndios florestais. “A atividade tem por finalidade diminuir o material combustível para que haja um melhor controle por parte dos agentes de defesa civil e bombeiros militares caso venha ocorrer um incêndio florestal no local”, disse Zanetti.

A queima prescrita foi realizada em uma área de aproximadamente 15 hectares, sob a vigilância e suporte das instituições participantes.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, José Zanetti o órgão foi convidado a participar dando suporte à ação devido ao bom êxito dos trabalhos realizados no ano passado e por fazer parte das forças de combate às queimadas urbanas e incêndios florestais neste ano de 2021.

Técnica

A técnica da queima controlada (queima prescrita) traz inúmeras vantagens que vão desde a conservação ambiental, até a redução de emissão de CO2 e economia para os cofres públicos.

É realizada sempre ao final do período chuvoso sendo indicada para dificultar a propagação dos incêndios que causam grandes danos ambientais e prejuízos econômicos. O manejo controlado do fogo consome apenas a biomassa que está na superfície sem prejudicar o sistema radicular das plantas, responsável pela fixação dos vegetais e pela absorção de água e sais minerais. Dessa forma, o bom uso do fogo reduz o material combustível e fragmenta a vegetação. Outra vantagem do fogo controlado em biomas como o Cerrado é o aumento da biodiversidade, já que a vegetação dominante pode abafar outras espécies caso não seja removida.

Participaram da ação os agentes técnicos da Defesa Civil de Cuiabá, Kleuber D’Moura, Botelho e Jonathan.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SOBRE UM RODA
Lucas: Praticantes cobram definição de espaço para realização de manobras em motos
abril 10, 2021
POLÍCIA
PM recupera produtos furtados e dois são conduzidos em Lucas do Rio Verde
abril 09, 2021