30 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁDefensoria pede para a prefeitura seguir critério decrescente de idade para a...

Defensoria pede para a prefeitura seguir critério decrescente de idade para a vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá

Por CENÁRIOMT COM INF. G1 MT

A Defensoria Pública de Mato Grosso e da União pediram que a Prefeitura de Cuiabá respeite o critério de ordem decrescente de idades para a vacinação contra a Covid-19. Conforme a notificação encaminhada ao secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, nessa quarta-feira (7), o município tem cinco dias úteis para esclarecer os critérios adotados.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que recebeu a notificação e que irá se manifestar somente nos autos, dentro do prazo.

Cuiabá abriu o cadastro para a vacinação de pessoas com idade a partir de 18 anos no dia 29 de junho. A intenção, segundo a prefeitura, é utilizar as doses das pessoas que agendam e não comparecem aos postos de vacinação.

No entanto, desde então, muitos moradores têm reclamado da demora para o agendamento, após o cadastro no site. Alguns afirmam que têm mais de 50 anos e ainda não foram chamados, e que outros, com idades abaixo, já se vacinaram.

Na notificação, o defensor público do estado, Fábio Barbosa, que coordenador do Grupo Estratégico em Direitos Coletivos em Saúde Pública (Gaedic), e o defensor da União, Renan Sotto Mayor, pedem que o município informe, detalhadamente, como é feita a escolha da pessoa para a aplicação, após o preenchimento do cadastro.

Conforme o documento, a prefeitura deve respeitar a ordem etária decrescente para o agendamento, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

Caso a logística para a vacinação da população em geral – 18 a 49 anos – tenha outros critérios, a prefeitura deverá apresentar os estudos técnicos que, racionalmente, embasam a decisão.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

ENSINO TÉCNICO
Com nova sede, Seciteci de Lucas do Rio Verde prevê início de novas turmas a partir de agosto
julho 30, 2021
SAÚDE
Zera o números de pacientes com Covid-19 internados no PAM de Lucas do Rio Verde
julho 30, 2021