Dança, Movimento e Cultura é tema de palestra para professores de Arte e Educação Física

Fonte: MARIA BARBANT

9a52c6d6799e610093b7aeaa3e546cfb

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019 prossegue nesta segunda-feira (28) com atividades de formação no Hotel Fazenda Mato Grosso. Cerca de 250 professores de Artes e Educação Física, das Regionais Norte e Leste (pela manhã) e Sul e Oeste (à tarde) estão participando da palestra ‘Dança, Movimento e Cultura’, ministrada pelo prof. Dr. Vitor Hugo Morani, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do campus de Barra do Garças.

De acordo com Vitor Morani, a dança é um espaço comum dentro das disciplinas de Arte e Educação Física e, a escola dentro dessa perspectiva, deve possibilitar que esses professores trabalhem juntos. “A ideia é que possamos trabalhar a dança, nessas duas áreas, pensando o corpo dentro de uma construção sócio cultural, ou seja, entendendo que esse corpo se movimenta a partir de um contexto, histórico, social e cultural”, explicou.

Vitor Morani falou também sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e disse que o documento, reforça parâmetros anteriores, mas vai muito mais além, possibilitando que a arte seja levada para as salas de aula, e ensinada para além de um conteúdo estritamente prático ou uma de uma mera atividade.

“Dentro do campo da Dança precisamos trabalhar num contexto de prática, fruição estética, de processos criativos e elementos técnicos e dentro da Educação Física, as danças populares, regionais, mundiais e de salão. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular orienta os objetivos dessas manifestações dentro do contexto escolar, entendendo que em cada uma dessas áreas os professores devem abordar dimensões do conhecimento, como análise, reflexão crítica expressão cultural, fruição estética e outros elementos”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

Para Vitor Morani, a sociedade atual preza cada vez mais pela instrumentalização do sujeito e não pelo seu potencial criativo, estético e expressivo. “No currículo, a arte, e a dança, auxilia na formação de um sujeito que trabalhe a sensibilidade a partir da poesia do seu movimento, do seu corpo, do seu sentimento e expressão. Então, a importância de trabalhar com esse conteúdo na escola está em fazer com que os sujeitos se reconheçam na sua condição humana, de seres sensíveis, criativos, e que conseguem reconhecer o outro e a si próprio, dentro de um contexto maior, que é o social. A escola, como um espaço de produção e reprodução cultural, é fundamental para que as crianças, desde pequenas, tenham acesso a esse conteúdo e tenham formação integral”, salientou.

Confira anexa a agenda desta segunda-feira (28), da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana

 

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019

Data: 23 de janeiro a 8 de fevereiro

Locais: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), Hotel Fazenda Mato Grosso, Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), EMEB Madre Marta Cerutti

Solenidade de início do ano letivo 2019 – Aula Inaugural

Palestra: Pedagogia Afetiva na Escola

Data: 8 de fevereiro

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

[Continua depois da Publicidade]

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1100, bairro Coxipó