Comerciantes serão removidos do Centro de Cuiabá em até 30 dias

Medida atende reclamações sobre obstrução de calçadas e dificuldades de mobilidade, segundo a prefeitura

Fonte: CenárioMT

Comerciantes serão removidos do Centro de Cuiabá em até 30 dias
Comerciantes serão removidos do Centro de Cuiabá em até 30 dias - Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá (MT) notificou cerca de 120 vendedores ambulantes para desocuparem as calçadas do Centro Histórico da cidade no prazo de 30 dias. A medida, anunciada nesta segunda-feira (5), faz parte do programa “Ambulantes em Ordem” e atende a uma recomendação do Ministério Público de Mato Grosso.

A ação atinge barracas, trailers, carrinhos, furgões, tendas, bancas, cavaletes e outras estruturas instaladas de forma irregular nas vias públicas, principalmente na Rua 13 de Junho e em ruas próximas. A retirada tem como objetivo desobstruir calçadas e melhorar a acessibilidade, principalmente para pessoas com deficiência — público que mais tem relatado dificuldades de locomoção na região central da capital.

A prefeitura informou que, caso os ambulantes não cumpram o prazo, as estruturas serão removidas compulsoriamente por equipes da fiscalização.

Novos espaços em avaliação

Três possíveis locais para realocação dos comerciantes estão sendo estudados na região central de Cuiabá, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas. As alternativas ainda não foram divulgadas, mas estão sendo elaboradas em conjunto com os ambulantes, com base em suas demandas e sugestões.

A iniciativa marca mais uma tentativa da gestão municipal de organizar o comércio informal na capital de Mato Grosso e recuperar o fluxo de pedestres nas áreas históricas da cidade.