16.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁAssistência Social realiza Semana do Migrante da capital

Assistência Social realiza Semana do Migrante da capital

O evento atende a Lei n 6.668 2021 que prevê execução de ações destinadas ao atendimento desse público
Por CenarioMT

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 19 horas, a solenidade de abertura da Semana do Migrante da Capital. O evento acontecerá no auditório da Secretaria, sendo dividido em 50% presencial e 50% on line evitando a aglomeração de pessoas, sendo essa uma das principais formas de prevenção ao coronavírus.

A programação se estende até o dia 25 de junho onde contempla atividades como palestras, rodas de conversa, Feira Cultural e Gastronômica e uma Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores. O evento atende a Lei n 6.668 2021 que prevê execução de ações voltadas à esse público que deixaram as cidades de origem em busca de sustento para suas famílias.

“Estamos realizando essa programação especial voltada para o público migrante presente em Cuiabá como forma de demonstrar a preocupação do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro em buscar ferramentas de valorização sociocultural das tradições dos migrantes”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Hellen acrescenta informando que a equipe de abordagem social realiza ações contínuas de busca ativa dessa população a fim de identificar a origem, perfis e quais as necessidades.

As famílias encontradas passam por uma entrevista social para verificação de informações como dados pessoais, endereço, telefone para contato e se estão recebendo algum benefício social e se estão sendo atendidos junto à Casa do Migrante ou outro albergue.  Por ser um momento de enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus, orientações sobre as principais formas de prevenção e cuidados, e principalmente sobre a importância da higienização das mãos também são repassadas.

Para facilitar a comunicação, também recebem orientações impressas, devidamente traduzidas para a língua espanhola, sobre os Conselho Tutelares. As famílias ainda recebem um documento com a tradução dos principais artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990. São parceiros da Semana do Migrante, secretarias da Mulher, Cultura, Esporte e Lazer, Câmara Municipal.

 

 

 

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

PREVILUCAS
Previlucas nomeia novo diretor executivo da autarquia
julho 30, 2021
ENSINO TÉCNICO
Com nova sede, Seciteci de Lucas do Rio Verde prevê início de novas turmas a partir de agosto
julho 30, 2021