20.5 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 19 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁAssistência Social de Cuiabá realiza entrega de cobertores e sopão à população...

Assistência Social de Cuiabá realiza entrega de cobertores e sopão à população em situação de rua

O trabalho foi intensificado nesta semana por conta da queda de temperatura registrada na Capital
CenarioMT

Por conta da queda de temperatura registrada nesta semana na Capital, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realizou mais uma ação de abordagem social em diversas regiões do município. O trabalho ocorreu na noite desta quarta-feira (04) e resultou na entrega de mais 100 cobertores e sopão à população em situação de rua.

Uma das atendidas pela iniciativa foi Ana Carolina Alves, que vive em situação de vulnerabilidade social na região Norte. Ela expressou com clareza a satisfação em receber o cuidado da Prefeitura de Cuiabá. “É difícil aparecer pessoas que têm um bom coração, atitudes como essa. Quando chega o frio, nós que moramos nas ruas, sofremos muito. Esses cobertores ajudam e muito”, disse.

Nesta edição, as equipes de abordagem percorreram seis pontos em que essa população está concentrada, sendo eles: bairro Pedregal, proximidades do Terminal Rodoviário de Cuiabá, Beco do Candeeiro, Praça Ipiranga, Porto e Morro da Luz. A ação, que acontece desde 2017, é coordenada pelo Núcleo de Apoio da Primeira-dama e entrega diretamente 450 refeições, 300 para os munícipes em situação de rua e 150 aos trabalhadores que atuam na reciclagem de materiais no Aterro Sanitário.

“A Assistência Social atua de forma contínua com ações de abordagem à população em situação de vulnerabilidade social presente na nossa capital. Além da distribuição de refeições, cestas básicas e cobertores no frio, oferecemos a oportunidade de irem para uma das nossas unidades de acolhimento para um atendimento mais humanizado. É premissa do nosso prefeito Emanuel Pinheiro diminuir o número de pessoas nas ruas e devolver a dignidade à toda população que precisa do apoio do Poder Público”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

A coordenadora de Proteção Social Especial da Pasta, Fabiana Soares, afirmou que a Prefeitura de Cuiabá oferece o acolhimento contínuo aos indivíduos, porém muitos recusam a ajuda oferecida e essa é a alternativa encontrada pelo Poder Público de chegar até eles. “São aquelas pessoas às quais a secretaria já fez abordagem, disponibilizou abrigo, mas não aceitaram. Desta forma, estamos aqui para ajudá-las, levando cobertores e alimentação, um legado humanizado da Gestão Emanuel Pinheiro, atendendo a todos que mais precisam, sem exceções”, pontuou.

Gelson Beto, de 38 anos, que encontra-se nas imediações do bairro Rodoviária Parque, fez um breve relato de sua história de vida. Ele conta que é oriundo do interior do Estado e se deslocou até a capital mato-grossense em busca de uma vida melhor. Entretanto, acabou sendo vítima da dependência química. Artesão de profissão, ele salienta que seu maior desejo é se libertar do vício e retornar ao convívio social saúde, contudo faltam forças para tomar atitude e conta com a sensibilidade do Executivo Municipal para ter uma refeição digna.

“Vim de Barra do Bugres para cá, era um homem trabalhador. Faço acessórios rústicos, como pulseiras, brincos, colares de crochê, barbante e outros materiais. Tenho família, mas não sei onde estão. Entrei nesse mundo por um minuto de fraqueza e não consegui sair mais. Meu sonho é voltar a ser quem eu era e ter as pessoas que eu amo perto de mim. Essas pessoas são anjos que Deus nos deu, principalmente no frio, que eles trazem cobertores, além da comida que é muito gostosa”, concluiu bastante emocionado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Procon orienta estabelecimentos sobre preços expostos em vitrine
maio 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Idosos acima de 60 anos já podem tomar a 4ª dose contra Covid
maio 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será neste sábado (21)
maio 19, 2022
ELES CHEGARAM
Expodinos começa hoje na rotatória da Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde
maio 19, 2022