24.1 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁApresentações lúdicas marcaram encerramento das atividades do programa “Um Por Todos e...

Apresentações lúdicas marcaram encerramento das atividades do programa “Um Por Todos e Todos Por Um”

Por CAROLINA MIRANDA

A apresentação musical dos alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Vereador Paulo de Campos Borges marcou as atividades de encerramento do programa “Um Por Todos e Todos Por Um” deste ano, desenvolvido pela Controladoria Geral em parceria com a Secretaria de Educação do Município realizada na manhã desta sexta-feira (23).

Oito das 48 escolas participantes apresentaram um pouco do conteúdo aprendido por meio de danças, músicas, teatros, paródias e relatos de experiência onde foram abordados assuntos que trataram o comportamento dos seres humanos um com os outros no convívio em sociedade, buscando um mundo mais igualitário.

Encantada com o resultado alcançado com a turma, a professora Rosinete Maria de Araújo, responsável pela turma do 5º Ano da Escola Municipal Prof.ª Gracildes Melo Dantas, do bairro Altos da Glória conta que o desafio apontado no início foi superado. Segundo ela, a turma era muito agressiva, muitos casos notificados de violência entre os alunos. “Com a inclusão desse programa “Um por Todos e Todos por Um”, que trabalha de forma lúdica temas importantes, como violência, corrupção, cidadania e ética, contribuem para que possamos obter resultados satisfatórios em sala de aula. Posso afirmar com toda certeza, tive 98% de mudança comportamental de meus alunos. Estou muito satisfeita e não vou parar. É um trabalho muito bom”, declarou a professora.

Muito feliz com o resultado alcançando pelos alunos, que demostraram uma grande conscientização do tema e a importância dele para o crescimento pessoal de cada ser, o controlador-geral, Marcus Brito, externou a gratidão a todos os envolvidos na ação. “A minha palavra nesse momento é emoção. O programa não teria êxito sem a participação e envolvimento de vocês, professores, alunos e equipe técnica. Tenho certeza que uma sementinha foi plantada em cada um de vocês que se tornaram um pouco mais cidadãos melhores e de bem”, disse Marcus Brito.

O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos disse que o programa que foi criado em 2014, a cada ano vem melhorando e alcançando um número cada vez maior de participantes. De acordo com o secretário, é um programa que vem mudando a convivência nas escolas, auxiliando a ajudar que os estudantes percebam o mundo de uma ótica mais moderna, ética e civilizada. “É missão, dada pelo nosso prefeito Emanuel Pinheiro, promover a qualidade do ensino/aprendizagem por meio de projetos diferenciados que despertem a autocrítica e a cidadania. É com ações iguais a essa que alcançamos a meta de ofertar um ensino público municipal de qualidade”, garantiu.

Representante da Controladoria Geral da União (CGU), Larissa Alvin lembrou que o programa é nacional e vem sendo aplicado nas principais capitais brasileiras e que Cuiabá vem sendo considerada destaque por sua atuação e obtenção de resultados satisfatórios. “Fico muito feliz em ver esses resultados e ter cada vez mais a certeza de que esse é um programa que dá certo. Cuiabá está entre as melhores. Vamos em frente”, destacou Larissa.

Ao todo 48 unidades fizeram a adesão voluntária ao programa esse ano, sendo 3.900 crianças atendidas. As atividades vêm sendo trabalhadas na rede municipal de ensino desde 2014. “É nossa meta alcançar 100% da rede municipal de Ensino, sendo o nosso público, os alunos do 5º ano. Apesar de ser um programa com adesão voluntária, é desejo nosso que aquelas escolas que ainda não fazem parte, conheçam o programa e vejam que vale a pena fazer a diferença”, finalizou a responsável pelo acompanhamento da execução do Programa nas escolas, Joilce Botelho Acosta.

Participaram do evento os alunos das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) Prof.ª Gracildes Melo Dantas, Prof. Francisval de Brito, Senador Darcy Ribeiro, Vereador Paulo Campos Borges, Ana Teresa Arcos Krauzi, Marechal Candido da Silva Rondon, Esmeralda Campos Fontes e a Escola da Rural, Herbert de Souza.

 

PROGRAMA – O programa “Um Por Todos e Todos Por Um” é uma parceria entre a Controladoria Geral da União e a Secretaria Municipal de Educação, sendo a coordenação executada pela Controladoria Geral do Município.

Instituído pela Controladoria Geral da União (CGU) em 2008, o programa é desenvolvido na rede de Ensino Municipal há quatro anos. Os valores aplicados na confecção dos materiais didáticos do programa são oriundos do montante apreendido na Operação Ararath.

As atividades são baseadas em um material didático riquíssimo e interativo, que traz os populares personagens da Turma da Mônica para o convívio familiar e escolar dos pequenos, auxiliando-os a perceber o mundo que os cerca por uma ótica mais madura, otimista e responsável.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Lucas do Rio Verde e outros 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
junho 22, 2021
SOB INVESTIGAÇÃO
Mais de 80 doses de vacina AstraZeneca desaparecem de PSF em Lucas do Rio Verde
junho 22, 2021