20.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 01 março, 2021
Início MATO GROSSO CUIABÁ Apae Cuiabá e Cerest promovem ação orientativa sobre biossegurança contra a Covid-19

Apae Cuiabá e Cerest promovem ação orientativa sobre biossegurança contra a Covid-19

O evento ocorreu no dia 2 de fevereiro e teve como foco as condutas preventivas contra o vírus
Por CenarioMT

O Centro de Referência Regional à Saúde do Trabalhador (CEREST) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA) em parceria com a APAE/ Cuiabá realizou no dia 02 de fevereiro, uma abordagem orientativa com seus colaboradores e usuários de serviço sobre a biossegurança contra a COVID-19

Na oportunidade foram apresentadas as condutas preventivas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), relativas aos equipamentos de proteção individual, higiene pessoal e distanciamento social. Além disso, os colaboradores da área de alimentação e limpeza foram esclarecidos quanto as práticas preventivas e protetivas para a não contaminação e desenvolvimento do vírus.

De acordo com a gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Moema Blatt, o CEREST atua na Vigilância à Saúde do trabalhador de forma a identificar os riscos laborais e as doenças relacionadas ao trabalho para evitar os acidentes de trabalho, em sua maioria causadores de invalidez temporária ou permanente, gerando um grave impacto emocional na vítima e familiares, além dos custos trabalhistas, previdenciários e da saúde pública.

“A ação realizada no início de fevereiro foi o piloto de um projeto, em elaboração, para atendimento a instituições públicas que trabalham com pessoas especiais. Na avaliação dos participantes a atividade foi prazerosa e sobretudo possibilitou um olhar humanizado sobre a situação da saúde mental haja vista a histórica rejeição das pessoas à saúde mental, atingindo inclusive os trabalhadores das instituições que também são discriminados”, disse.

A APAE/Cuiabá atende 130 pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, lançando mão de metodologias adequadas aos grupos etários de 0 a 4 anos e de 4 a 17 anos, sem que os frequentadores sejam afastados de suas escolas no que tange ao ensino formal. Além disso os usuários atendidos recebem formação profissional conforme a peculiaridade de cada caso.

Dessa forma o Sistema Único de Saúde de Cuiabá põe em prática um dos principais compromissos da Prefeitura Municipal de Cuiabá, a Humanização, e os temas técnicos foram acrescidos com uma dose de carinho aos profissionais que atuam em prol da causa dos especiais, afinal são parte importante e especial da população cuiabana.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

ATROPELAMENTO
Desentendimento por carne termina com homem atropelado em Lucas do Rio Verde
fevereiro 28, 2021
estado em Alerta
Lucas do Rio Verde registra mais uma morte de COVID-19 neste domingo e totaliza 88 óbitos
fevereiro 28, 2021