20.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 14 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁAlunos da UFMT fazem visita técnica ao setor de contabilidade da Prefeitura...

Alunos da UFMT fazem visita técnica ao setor de contabilidade da Prefeitura de Cuiabá

Texto por

Também foram tratados assuntos relacionados à plataforma de informação utilizada pela Prefeitura, e a função da órgão de controle

Alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram de uma visita técnica ao setor de contabilidade e à Controladoria Geral da Prefeitura de Cuiabá, nesta sexta-feira (23). Além de palestras sobre os sistemas de controle e funcionamento da gestão, os cerca de 70 estudantes puderam acompanhar o trabalho dos profissionais deste segmento.

De acordo com o controlador geral do Município, Marcus Brito, a equipe dividiu o encontro entre três palestras, que deram um panorama sobre o exercício da atividade e as mudanças pelas quais vem passando. Também foram tratados assuntos relacionados à plataforma de informação utilizada pela Prefeitura e a função da órgão de controle.  

“Ao longo do encontro elencamos os principais aspectos da contabilidade do município e como essas noções são aplicadas na prática. Para isso apresentamos o sistema Safira, que é um dos pontos centrais do nosso trabalho hoje. Isso porque este módulo traz uma forma mais rápida e segura para o processamento de tarefas rotineiras da administração”, explica.

A professora de Ciências Contábeis Renildes Oliveira, conta que a ideia da visita surgiu durante as aulas, por sugestão de um dos alunos. “Conversamos sobre essa possiblidade e eu achei super interessante. Entramos em contato, montamos uma solicitação e agendamos. Depois acabamos estendendo o convite à outras turmas porque são funções da nossa profissão que todos poderão exercer.”

Neste contexto, ganha destaque o papel da Controladoria Geral do Município, órgão de controle interno, ao qual compete zelar pela probidade administrativa. Marcus destaca que é por meio deste segmento que são apuradas possíveis irregularidades financeiras, a fidelidade orçamentária dos projetos e a legalidade dos atos, contratos e convênios da administração.

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

AGOSTO DOURADO
Campanha para coleta de potes de vidro é lançada pelo Hospital São Lucas
agosto 13, 2022
EM LUCAS DO RIO VERDE
Ação promocional da CDL alusiva ao Dia dos Pais sorteia kits churrasco
agosto 13, 2022
INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil investiga roubo ocorrido em residência em Lucas do Rio Verde
agosto 12, 2022
COMEMORAÇÃO
Acilve realiza sorteio em ação para comemorar o Dia dos Pais
agosto 12, 2022