Administração da Empresa Cuiabana de Saúde Pública confere ao Hospital São Benedito 99% no índice de satisfação

Fonte: OZIANE RODRIGUES

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Criada para atender uma exigência do Ministério da Saúde e ampliar o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo a melhor aplicação dos recursos públicos, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) constituída integralmente pelo Município de Cuiabá por meio da Lei nº 5.723 e aprovada pela Câmara de Vereadores em 17 de outubro de 2013, confere ao Hospital Municipal São Benedito, um índice de satisfação dentre os pacientes de 99% entre bom e ótimo.

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Empresa Cuiabana que se rege por legislação federal, estadual, municipal e também por Estatuto Social teve o elevado índice de aprovação constatado por cartas e bilhetes escritos a próprio punho contendo elogios e agradecimentos aos serviços prestados. Outra fonte é o levantamento diário realizado pelo setor de Ouvidoria do hospital que leva em consideração nove itens, dentre eles o atendimento da recepção, limpeza do hospital, alimentação, equipe de enfermagem, equipe médica, demais profissionais da saúde (psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, intensivistas e assistentes sociais), permanência no hospital, pós-cirúrgico e avaliação geral da unidade.

Dos elementos mensurados, o diretor geral e administrativo da Empresa Cuiabana, Oseas Machado  salienta que sob a condução da gestão Emanuel Pinheiro o Hospital São Benedito vem repetindo a sequência conquistada em 2017. “Iniciamos a gestão com índice geral de 90,4% que já era ótimo e desde 2017 o superamos, do atendimento da recepção à equipe médica, limpeza e estrutura física da unidade foram avaliados pelos pacientes como pontos máximos de satisfação, obtendo respectivamente 99%, 98,4%, e 98,7%”, frisou o diretor.  

Nesta quarta-feira (14), a historiadora de Barra do Garças, Almedina Alves dos Santos, de 54 anos que está internada na unidade desde o último dia 06 de novembro devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), evidenciou os índices ao enviar um vídeo ao presidente eleito, Jair Bolsonaro elencando as qualidade do hospital que, segundo ela, o coloca entre os melhores do país.

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“Oh meu presidente amado, estou aqui no Hospital São Benedito, em Cuiabá  – Mato Grosso, um lugar que eu nem sabia que existia. Eu tive um AVC e quando acordei vi um monte de anjos andando de um lugar para outro. Estes anjos são os funcionários deste hospital. Olha meu presidente, desde a recepção aos médicos, aos enfermeiros, o atendimento é maravilhoso. É do SUS, mas está entre os poucos hospitais do país que tem a qualidade superior a de um particular”, diz trecho do vídeo.

Além do alto índice de satisfação, através de sua administração, a ECSP tornou o São Benedito referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros Estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Ao passo que, todos os meses, a unidade hospitalar tem ultrapassado as metas contratuais para a realização de cirurgias de ortopedia e neurocirurgia e com isso, segue atuando como fonte ‘desafogadora’ do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

De acordo com o secretário de Saúde, Huark Douglas Correia é esta qualidade, concomitante ao atendimento humanizado, que o prefeito Emanuel Pinheiro quer entregar à população cuiabana no novo Pronto Socorro.  

“O São Benedito é referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Mais de 60% dos pacientes não são da Capital e, felizmente, apesar de trabalhar com capacidade plena, nossos índices de satisfação chegam a 99%. E o que o prefeito pretende ao propor a administração do novo PS à Empresa Cuiabana é que a população receba esse mesmo atendimento humanizado que tem colocado o São Benedito no topo dos melhores hospitais públicos do País”, pontuou o secretário de Saúde.

 

 

 

 

 

 

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