33.2 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 05 dezembro, 2020
Início MATO GROSSO CUIABÁ Administração da Empresa Cuiabana de Saúde Pública confere ao Hospital São Benedito...

Administração da Empresa Cuiabana de Saúde Pública confere ao Hospital São Benedito 99% no índice de satisfação

Por OZIANE RODRIGUES

Criada para atender uma exigência do Ministério da Saúde e ampliar o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo a melhor aplicação dos recursos públicos, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) constituída integralmente pelo Município de Cuiabá por meio da Lei nº 5.723 e aprovada pela Câmara de Vereadores em 17 de outubro de 2013, confere ao Hospital Municipal São Benedito, um índice de satisfação dentre os pacientes de 99% entre bom e ótimo.

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Empresa Cuiabana que se rege por legislação federal, estadual, municipal e também por Estatuto Social teve o elevado índice de aprovação constatado por cartas e bilhetes escritos a próprio punho contendo elogios e agradecimentos aos serviços prestados. Outra fonte é o levantamento diário realizado pelo setor de Ouvidoria do hospital que leva em consideração nove itens, dentre eles o atendimento da recepção, limpeza do hospital, alimentação, equipe de enfermagem, equipe médica, demais profissionais da saúde (psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, intensivistas e assistentes sociais), permanência no hospital, pós-cirúrgico e avaliação geral da unidade.

Dos elementos mensurados, o diretor geral e administrativo da Empresa Cuiabana, Oseas Machado  salienta que sob a condução da gestão Emanuel Pinheiro o Hospital São Benedito vem repetindo a sequência conquistada em 2017. “Iniciamos a gestão com índice geral de 90,4% que já era ótimo e desde 2017 o superamos, do atendimento da recepção à equipe médica, limpeza e estrutura física da unidade foram avaliados pelos pacientes como pontos máximos de satisfação, obtendo respectivamente 99%, 98,4%, e 98,7%”, frisou o diretor.  

Nesta quarta-feira (14), a historiadora de Barra do Garças, Almedina Alves dos Santos, de 54 anos que está internada na unidade desde o último dia 06 de novembro devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), evidenciou os índices ao enviar um vídeo ao presidente eleito, Jair Bolsonaro elencando as qualidade do hospital que, segundo ela, o coloca entre os melhores do país.

“Oh meu presidente amado, estou aqui no Hospital São Benedito, em Cuiabá  – Mato Grosso, um lugar que eu nem sabia que existia. Eu tive um AVC e quando acordei vi um monte de anjos andando de um lugar para outro. Estes anjos são os funcionários deste hospital. Olha meu presidente, desde a recepção aos médicos, aos enfermeiros, o atendimento é maravilhoso. É do SUS, mas está entre os poucos hospitais do país que tem a qualidade superior a de um particular”, diz trecho do vídeo.

Além do alto índice de satisfação, através de sua administração, a ECSP tornou o São Benedito referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros Estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Ao passo que, todos os meses, a unidade hospitalar tem ultrapassado as metas contratuais para a realização de cirurgias de ortopedia e neurocirurgia e com isso, segue atuando como fonte ‘desafogadora’ do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

De acordo com o secretário de Saúde, Huark Douglas Correia é esta qualidade, concomitante ao atendimento humanizado, que o prefeito Emanuel Pinheiro quer entregar à população cuiabana no novo Pronto Socorro.  

“O São Benedito é referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Mais de 60% dos pacientes não são da Capital e, felizmente, apesar de trabalhar com capacidade plena, nossos índices de satisfação chegam a 99%. E o que o prefeito pretende ao propor a administração do novo PS à Empresa Cuiabana é que a população receba esse mesmo atendimento humanizado que tem colocado o São Benedito no topo dos melhores hospitais públicos do País”, pontuou o secretário de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Mãe e filha são presas ao mesmo tempo por tráfico de drogas em Mato Grosso

Duas mulheres, mãe e filha, foram presas nesta sexta-feira (04.12), em flagrante, pela Polícia Civil em Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá) por...

Campanhas eleitores aumentam número de infectados pela covid em MT

O quadro de contaminados e de óbitos da covid-19 em Mato Grosso tende a se agravar nos próximos dias. A informação foi divulgada pelo...

Enap lança curso de formação para novos prefeitos

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou um curso gratuito para capacitar os novos prefeitos eleitos neste ano em temas como gestão pública,...

Seduc vai ampliar EJA com Escola Integrada de Educação Básica; Cejas não serão fechados

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliará a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Mato Grosso e também do ensino...