Cuiabá foca na prevenção da obesidade com mudança de hábitos

Durante o debate, Abilio Brunini destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não oferece o Monjauro de forma regular e que a solução para a obesidade vai além da medicação.

Fonte: CENÁRIOMT

obesidade 2
Cuiabá foca na prevenção da obesidade com mudança de hábitos

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini participou nesta sexta-feira (27) de uma audiência pública na Câmara Municipal, proposta pela vereadora Michelly Alencar, para debater o fornecimento do medicamento Monjauro para tratamento da obesidade. Ao lado da secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, e do secretário de Esportes, Jefferson Neves, o prefeito enfatizou que o foco da gestão será em políticas públicas de prevenção e na mudança de hábitos da população.

Durante o debate, Abilio Brunini destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não oferece o Monjauro de forma regular e que a solução para a obesidade vai além da medicação. “O problema da obesidade é complexo. Não se trata só de um remédio. A gente precisa falar sobre reeducação alimentar, atividade física e cuidado com a saúde mental. Quando a vereadora coloca R$ 1,5 milhão para isso, aproveitamos o momento para reforçar que queremos caminhar com a população. Venha para o posto de saúde, participe de um alongamento, de um grupo de acompanhamento. Isso também é tratamento”, declarou.

A secretária Lúcia Helena apresentou dados alarmantes sobre a obesidade no Brasil: “Hoje, 23% das mulheres e 21,9% dos homens entre 18 e 34 anos são obesos. Isso impacta diretamente o aumento de casos de hipertensão, diabetes e até doenças cardíacas. O remédio pode ser um suporte, mas é preciso promover saúde nas escolas, nas famílias e nos postos de atendimento, com educação alimentar e prática regular de exercícios“, pontuou.

A vereadora Michelly Alencar defendeu que o município deve dar suporte à população com excesso de peso, seja por medicamentos ou por programas contínuos de saúde pública. “A audiência pública é um passo importante para construirmos soluções. A obesidade é um problema grave, e precisamos atuar de forma integrada para garantir qualidade de vida à população cuiabana”, afirmou.

A gestão municipal reforçou o compromisso de investir em projetos que incentivem bons hábitos e previnam doenças crônicas relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Sou Daya Silva, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!