27.8 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 27 janeiro, 2021
Início MATO GROSSO Corrente do bem: mesários e coordenadores de locais de votação de Várzea...

Corrente do bem: mesários e coordenadores de locais de votação de Várzea Grande se inscrevem para trabalhar em Cuiabá no 2º turno

Por CENÁRIOMT

Ao tomar conhecimento que Cuiabá precisa de mesários voluntários para trabalhar no 2º turno, dezenas de mesários e coordenadores de locais de votação de Várzea Grande aceitaram ajudar as quatro zonas eleitorais da capital. Eles se disponibilizaram a trabalhar no domingo, dia 29 de novembro, nas eleições municipais de Cuiabá.

 

Após o primeiro turno, as zonas eleitorais de Cuiabá iniciaram a leitura das atas de suas seções eleitorais para verificar quem foram os mesários que não compareceram, no dia 15 de novembro, a seção eleitoral para as quais foram designados. Embora esse trabalho não tenha sido concluído, a perspectiva, com base no que foi observado no dia do pleito, é que o número de mesários ausentes tenha sido significativo, o que vai demandar a necessidade de novos voluntários.

 

Até esta segunda-feira (23 de novembro), 42 mesários e 26 coordenadores de Várzea Grande se inscreveram como voluntários em Cuiabá.

 

“Estamos gratos por cada mão estendida. Cuiabá precisa e agradece o apoio desses valorosos eleitores de Várzea Grande que vieram até nós, trazendo na bagagem a experiência, a vontade de ajudar e de fazer a diferença”, ressaltou o diretor-geral do TRE, Mauro Sergio Diogo.

 

O apoio recebido por parte dos mesários de Várzea Grande será fundamental para que Cuiabá consiga formar as equipes que atuarão nas 1.109 seções eleitorais. Para cada seção eleitoral são necessários quatro integrantes: Presidente, secretário, 1º mesário e 2º mesário. Além disso, Cuiabá tem 158 locais de votação, nos quais atuam também os coordenadores, cujo quantitativo varia de acordo com o número de eleitores atendidos na unidade.

 

A eleitora Ludmila Fernandes Tonet se inscreveu. Ela conta o que a motivou a ajudar nas eleições em Cuiabá. “Estou no grupo de whatsapp de mesários de Várzea Grande, quando recebi o comunicado da Justiça Eleitoral solicitando apoio e com o link para a inscrição. Me inscrevi. Decidi ajudar por vários motivos. Uma colega que trabalhou no primeiro turno em Cuiabá disse que tiveram muitos ausentes, que foi bem corrido e que precisavam de apoio. Além disso, sou servidora pública estadual e, entre as vantagens de trabalhar na eleição, está o recebimento de duas folgas por dia trabalhado. Estou feliz em poder ajudar”.

 

Uma vez nomeado para trabalhar nas eleições, o eleitor é obrigado a comparecer a seção eleitoral, sob pena de sofrer penalização, salvo se a ausência se der por motivos de força maior, o que deverá ser comprovado.

 

Vantagens

  • Direito a dois dias de folgas por cada dia trabalhado, sem perder o salário. Os dias de treinamento também contam como dia trabalhado.
  • Isenção de pagamento da taxa de inscrição em concurso público de Mato Grosso.
  • Vantagem em caso de empate em concurso público, quando previsto em edital.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE
Empossado! Kirst assume presidência da Acilve em Lucas do Rio Verde
janeiro 27, 2021
AGRO
Cancelado! Show Safra BR-163 não será realizado em 2021
janeiro 27, 2021