Correios iniciam em Mato Grosso mutirão do Serasa para negociação de dívidas

Parceria com mais de 50 instituições financeiras oferece descontos de até 97% para quem deseja quitar dívidas bancárias. Atendimento está disponível online e presencialmente nas agências dos Correios até 30 de junho.

Fonte: CenarioMT

Brasília (DF), 30/05/2025. - Dona Irene Barbosa em uma agência dos correios. A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil

A Serasa, em parceria com mais de 50 instituições financeiras, lançou um novo mutirão nacional de negociação de dívidas com foco exclusivo nos débitos bancários — os principais responsáveis pela inadimplência no país. A ação está disponível até o dia 30 de junho em todo o Brasil, incluindo Mato Grosso, e pode ser acessada de forma digital ou presencialmente nas agências dos Correios.

A iniciativa chega em um momento crítico: 77 milhões de brasileiros estão negativados, segundo dados da própria Serasa. Desses, 35 milhões têm dívidas com bancos, sendo 11 milhões com contas vencidas exclusivamente em instituições financeiras. Ao todo, são mais de 65 milhões de pendências bancárias.

Os descontos oferecidos podem chegar a até 97%, com condições especiais como parcelamento facilitado. A campanha busca reduzir o impacto da inadimplência e facilitar o recomeço financeiro de quem foi afetado por perda de renda, desemprego ou emergências de saúde, conforme aponta pesquisa realizada com 921 devedores bancários.

O cartão de crédito aparece como o maior vilão, citado por 69% dos entrevistados, seguido por empréstimos pessoais (56%) e uso do cheque especial (31%).

Para muitos, negociar diretamente com os bancos tem sido um desafio. Segundo a Serasa, 46% dos entrevistados já tentaram acordos sem sucesso. Por isso, a parceria com os Correios busca ampliar o acesso ao serviço. “Estamos em mais esta ação conjunta com o Serasa, ampliando o acesso ao serviço com o atendimento presencial nas milhares de agências dos Correios em todo o país”, afirmou Fabiano Silva dos Santos, presidente da estatal.

Segundo a diretora da Serasa, Aline Maciel, mais de 400 milhões de ofertas estão disponíveis para quem deseja aproveitar a oportunidade e sair do vermelho. “Está mais fácil se livrar destas dívidas”, conclui.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT