23.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTCoral Mato Grosso lança disco remix e documentário inspirados em linguajar cuiabano

Coral Mato Grosso lança disco remix e documentário inspirados em linguajar cuiabano

Lançamento ocorre nesta segunda-feira (6), no Mirante das Águas; entrada gratuita
Por CenárioMT

Que tal começar a segunda-feira cantando e dançando? Essa é a proposta do Coral Mato Grosso, que lança no próximo dia 6 o disco Coral Mato Grosso Remix – no qual une o canto orgânico às batidas eletrônicas. O projeto Música Mato-Grossense Tipo Exportação lança, ainda, o documentário que celebra os mais de 20 anos do grupo.

O evento ocorre no Mirante das Águas, Várzea Grande, a partir das 19h. O acesso é gratuito e serão obedecidas as normas de biossegurança exigidas.

Na ocasião, o Coral apresentará clássicos dos três discos já gravados, todos com composições assinadas por Edna Vilarinho. Acompanhados também por um DJ, revelarão como ficou o resultado da nova aposta: músicas do coral receberam arranjos baseados no estilo downtempo, uma vertente da música eletrônica que costuma ser utilizada para recriar músicas folclóricas.

A comadre Guanira – personagem criado por Cristiano Tortorelli – fará as honras. Ela, que é diretora cênica do Coral, receberá o público ao lado da regente e diretora musical, Sonia Mazetto. Em toda sua caminhada o Coral Mato Grosso sempre se pautou por elevar a cultura cuiabana, mas principalmente, seu linguajar. Assim, as composições de Edna Vilarinho ritmam essa trajetória.

“Eu fiz essas músicas para acabar com essa ‘sem-graceira’ das pessoas, perguntando, ‘nossa! Que língua que é essa?’”, se diverte em entrevista para o documentário dirigido por Rogê Além, com câmera de Henrique Santian. E Guanira endossa: “Todo mundo tem sua fala, cuiabano também tem”. Sua presença garante momentos divertidos ao filme.

Considerado um padrinho do Coral, o jornalista Elias Neto também dá seu depoimento. Partiu dele o primeiro convite para uma apresentação em TV aberta. A repercussão foi grande, afinal, nenhum outro focava seu repertório todo em músicas que exaltavam o falar cuiabano, até então, alvo de preconceito. A propósito, o jornalismo é utilizado como recurso para complementar os depoimentos.

Com conhecimento de causa e da história do coral, Elias celebra o projeto de remixagem das músicas. “Isso é hibridismo, é evolução, desenvolvimento e fortalecimento dessa música que deixa de ser local para ser transnacional”.

Responsáveis pelas inovações musicais, Rogê Além e José Stival, respectivamente, o diretor e produtor musical, explicam suas apostas sonoras. “O downtempo possui baixo BPM. Produtores do mundo todo tem divulgado músicas folclóricas, baseando-se pelo estilo. Pelo que se tem conhecimento, é algo inovador para o cenário regional”, diz Rogê.

Stival descreve o projeto como uma experiência inspiradora. “É uma música que não quer tocar seu corpo, quer tocar sua alma. O groove percussivo, repetitivo, quase que hipnótico, dá um toque especial à organicidade do canto coral”.

Para arrematar, a idealizadora do projeto, que considerou surpreendente o resultado da empreitada, endossa: “A nossa música vem do pé no chão, da realidade dos mestres populares… Como as pessoas vão receber isso? Como uma terapia musical de pista”, aposta Mazetto.

O projeto Música Mato-Grossense Tipo Exportação recebe incentivo da Lei Aldir Blanc. O edital foi realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério do Turismo.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,121SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Confira o calendário esportivo para fevereiro e março de 2022 em Lucas do Rio Verde
janeiro 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Janeiro Roxo: Lucas do Rio Verde realiza ações educativas sobre hanseníase nos PSFs
janeiro 19, 2022
AÇÃO INTEGRADA
Trio detido por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde tinha até máquina pra cartão
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Obras faz troca de madeiramento em manutenção de ponte no interior de Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022