Coordenadoria de Polícia Comunitária realiza primeira live em parceria com escola de Várzea Grande

Fonte: CENÁRIOMT

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A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e projetos socais, realizou a primeira live na noite de quinta-feira (27.08) promovida em parceira com a Escola Jercy Jacob de Várzea Grande.

Com mais de 650 visualizações e mais de 1.100 comentários, o encontrou virtual abordou o tema “Bullying não é brincadeira” e teve como objetivo promover um diálogo formativo com uma discussão crítica e reflexiva sobre a questão do bullying e cyberbullying não se tratar apenas de simples brincadeira, mas sim de uma violência perversa cuja prática é equiparável aos crimes contra a honra.

Conforme o  investigador Ademar Torres, participante da live, a Polícia Civil já estava atuando no enfrentamento do “Cyberbullying” que é um tipo de violência praticada contra pessoas por meio das redes sociais ou de outras tecnologias relacionadas com ameaças, acusações injustas e indiretas, difamações sutis, degradação da imagem social, entre outros, resultando na discriminação ou exclusão de vítimas do grupo.

“A violência virtual tem sido foco de ações desenvolvidas pelos projetos que desde o ano de 2019 com a campanha Escola Segura alcançou mais de 15 escolas na capital e interior. “Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando de forma covarde”, disse Ademar.

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Para a Coordenadora pedagógica da escola Jercy Jacob, Cibely Cristiny a parceria com a Polícia Civil com a atuação do projeto ajuda a promover uma cultura de paz na escola, que os alunos possam reconhecer o ambiente de aula remota como similar ao presencial. “Ficou claro aos pais e alunos que participaram da live os conceitos abordados bem como a necessidade de se ter um ambiente de respeito por todos, sobretudo por orientar aos participantes de como produzir provas na materialização do crime e divulgar os canais de apoio e denúncia do bullying e cyberbullying”, destacou ela.

Segundo o investigador Nilton Cezar Cardozo com o advento da pandemia surgiu a necessidade das aulas acontecerem de forma não presencial e, desta forma o bullying, que antes ocorria principalmente na escola, se potencializou no cyberbullying, por meio das redes sociais, sobretudo, em aplicativos de mensagem e todos os meios onde os agressores consigam acesso às suas vítimas.

“Dessa maneira entendemos que a ação dos projetos sociais com a prevenção qualificada ocorrendo também de maneira virtual com a intervenção de investigadores com experiência e formação na área educacional contribui significativamente para minimizar este tipo de violência”, pontuou o policial civil gerente do projeto Rede Digital pela Paz.

A live foi realizada com a participação dos investigadores Ademar Torres, Nilton Cesar e os educadores Cibelly Cristiny Pereira e o diretor da escola Marlon Cristhian Rosa da Silva. Na ocasião foram entregues 30 kits dos projetos sociais contendo mochila em tecido de algodão e garrafa tipo squeeze que serão sorteados aos participantes.

O evento teve mais de 650 visualizações e os comentários já passam de 1.100 e, todo o conteúdo está disponibilizado na página do Facebook da escola no link:  https://www.facebook.com/escjercy.jacob/videos/2977256042500954/?notif_id=1598572772916609¬if_t=comment_mention&ref=notif.