22.6 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 20 outubro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Consul do Chile visita Politec para liberação de corpo de chileno

Consul do Chile visita Politec para liberação de corpo de chileno

Consul do Chile visita Politec para liberação de corpo de chileno
Por REDAÇÃO CENÁRIOMT

O cônsul da embaixada do Chile no Brasil, Diego Araya, juntamente com representantes da Assessoria de Assuntos internacionais do Gabinete de Governo, se reuniram com a Diretoria Geral da Politec e de Medicina Legal, nesta segunda-feira (03.12).

O objetivo foi tratar dos encaminhamentos da liberação do corpo do artista de rua chileno Jeraldi Enrique Vásquez Argulles que faleceu no dia 09/02/2016 no bairro Bandeirantes, em Cuiabá. O cônsul solicitou informações sobre os procedimentos para a liberação do corpo e as documentações expedidas pela Politec que esclarecessem os fatos ocorridos na data da morte.


-Continua depois da publicidade ©-

Durante a reunião, os representantes da Politec discorreram sobre o funcionamento do Sistema de Segurança Pública, qual o papel da instituição no auxílio às investigações criminais, e quais as providências tomadas no caso da morte do chileno. O consulado foi informado sobre a causa mortis, o processo de identificação, e orientado acerca dos trâmites legais para a autorização da cremação do corpo.

A alternativa de cremação foi proposta pelo cônsul, dado os elevados custos de translado do corpo e à falta de condição financeira da família para arcar com os mesmos.

Após a reunião, o IML forneceu a Declaração de Óbito ao representante da embaixada, para a emissão da Certidão de óbito no Cartório do 3º ofício. O IML e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa deverão emitir uma declaração para subsidiar a ação judicial que autorize a cremação do corpo.

Identifcação

A identificação de Jeraldi deu-se através das impressões digitais, por meio do confronto necropapiloscópico entre as impressões digitais do cadáver e de um documento de identificação oficial que fora encontrado pela Polícia Civil junto aos pertences da vítima.

Com o confronto positivo, a Gerência de Plantão Integrado, juntamente com a Diretoria Metropolitana de Medicina Legal, entrou em contato com o consulado do Chile em Brasília comunicando o resultado, e solicitando a confirmação da autenticidade do documento junto ao órgão emissor no Chile.

Com a resposta positiva, o resultado do confronto necropapiloscópico foi remetido ao Consulado juntamente com as demais informações e documentos solicitados.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Homem que estuprou criança de 5 anos é preso no interior de Mato Grosso

Um homem considerado foragido da Justiça há mais de um ano por estupro de vulnerável cometido contra uma menina de apenas cinco anos teve o...

Acusado de homicídio é preso por policiais em Mato Grosso

Policiais civis de Santo Antônio de Leverger e da 3a Delegacia de Cuiabá cumpriram na última semana o mandado de prisão contra o autor de...

Polícia Civil prende traficante que atuava em Cuiabá

Um traficante que atuava com a venda de drogas no bairro Jardim União foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (19.10), durante...

E-Título passa a ter foto do eleitor e pode ser usado como documento oficial para votar

O e-Título, aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que consiste na via digital do título eleitoral, passou recentemente por novas atualizações. A principal...