26.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOCongresso reúne representantes de oito estados e debate diálogo entre poder público...

Congresso reúne representantes de oito estados e debate diálogo entre poder público e sociedade na segurança pública

Por CENÁRIOMT

Representantes de Conselhos Comunitários de Segurança Pública de munícipios mato-grossenses e de ouros estados da federação se reuniram neste sábado (28), em Chapada dos Guimarães, no 1º Congresso Nacional de Consegs e Feconsegs.

O evento, organizado pela Polícia Civil, Federação dos Consegs de Mato Grosso, Prefeitura Municipal, Assembleia Legislativa e Conseg de Chapada com apoio de diversos parceiros, reuniu autoridades da área de segurança pública para debater junto com representantes da sociedade nas discussões das políticas públicas do setor.

Presente à abertura do evento, o secretário de Seguranca Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, destacou o papel dos conselhos na propositura de ações e também o apoio a serviços na área de segurança. “Os Consegs têm importância fundamental na interlocução dos municípios e bairros com a Sesp, é um dialogo diário e permanente e estamos sempre abertos para as discussões e atentos ao olhar de cada conselheiro”.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, lembrou do princípio que define a polícia comunitária, que é a ligação entre os órgãos de segurança e a sociedade. “Tanto a Polícia, quanto a comunidade precisam trabalhar juntas como para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam as comunidades e com essa visão proporcionada pelo policiamento comunitário fundamentar a prevenção adequada , evitando assim, a prática criminosa. Aqui em Mato Grosso tranquilamente posso dizer que os Consegs são fortes apoiadores de nossas delegacias e em todo o estado e também com as demais forças de segurança”, apontou o delegado-geral.

O encontro teve como finalidade avaliar a atuação dos Consegs frente às políticas públicas de segurança; a participação das forças policiais; das entidades civis e comunidades com vista à solução de problemas relacionados à Segurança Pública. “Temos buscado esse diálogo constante com as forcas de segurança para que a sociedade esteja presente nas discussões e contribuindo para que a segurança”, afirmou o presidente da Federação dos Consegs de Mato Grosso, Danilo Moraes.

O evento em Chapada dos Guimarães integra programação da primeira semana nacional dos Consegs no Brasil, que terá o encerramento em Brasília. Flávia Portela, presidente da Confederação dos Conselhos de Segurança Comunitária do Brasil, destacou que o processo de melhoria da segurança necessita do envolvimento da sociedade nas discussões das políticas públicas do setor, com a participação ativa dos Consegs.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, frisou que a participação de conselhos no apoio à segurança pública é e o apoio é fundamental na construção do dialogo para a polícia cidadã. “Saio desse encontro com uma noção importante do que é segurança pública e como é importante esse dialogo entre sociedade e poder público”.

Durante o sábado, na Praça de Eventos de Chapada dos Guimarães, turistas e a população em geral puderam presenciar a exposição dos trabalhos das forças de segurança pública estaduais e federais, com apresentações dos produtos, equipamentos e ações de cada instituição.

O Congresso das Feconsegs e Consegs contou com palestras do diretor de Politicas de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Marcelo Moreno; tenente-coronel Sandro Roberto Campos, diretor de Polícia Comunitária do Espirito Santo; delegado da Polícia Civil de Mato Grosso e especialista em Polícia Comunitária, Genison Brito; deputada federal Paula Belmonte.

Participaram do evento o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges; superintendente da PRF, Francisco Lucena; coronel PM Esnaldo comandante regional de Cuiabá.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,334FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021