Condeprodemat aprova novos incentivos para sustentabilidade e inovação industrial

Fonte: Assessoria

Condeprodemat 05 07

O setor industrial de Mato Grosso alcançou avanços significativos na integração de práticas sustentáveis e inovação tecnológica durante reunião do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat), realizado na sexta-feira (05/07).

Um dos principais destaques foi a aprovação do projeto que inclui o vapor, derivado do bagaço de cana, identificado pelo código NCM 27.05.00.00, (sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul) na lista de produtos beneficiados com incentivo fiscal.

Esta iniciativa promove tanto o crescimento econômico quanto a proteção ambiental. A geração de energia a partir do bagaço de cana é uma prática que apresenta vantagens ambientais consideráveis, tendo um impacto ambiental muito menor em comparação com fontes fósseis, que liberam componentes poluentes como óxido de enxofre.

Outro ponto de destaque na reunião foi a prorrogação dos incentivos fiscais para produtos como farelo, demais produtos de soja e óleos vegetais de soja. Além disso, houve a extensão por mais um ano da cumulatividade dos benefícios para produtos de carne e miudezas comestíveis de carne suína, conforme solicitado pelo Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo).

As aprovações do conselho, após solicitação da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), refletem o compromisso na entidade na busca de soluções que conciliem crescimento econômico com responsabilidade ambiental, reforçando sua posição de liderança no desenvolvimento sustentável das indústrias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A reunião foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec MT), César Miranda. O vice-presidente da Fiemt e conselheiro suplente do Condeprodemat, Gustavo de Oliveira, representou o setor industrial.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.