Computadores, drones e viaturas para transporte de preso fortalecem o trabalho da Polícia Civil em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

15 177

A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Execução Estratégica (DEE), realizou nesta na quarta-feira (29.08), a entrega de oito viaturas para transporte de presos, drones e de mais de mil computadores que serão distribuídos para as delegacias da região metropolitana e interior do estado.

A apresentação e entrega dos itens foi realizada na Praça das Bandeiras em Cuiabá, simbolizando uma amostra dos mais de R$ 109 milhões que estão sendo executados para modernização e inovação de toda estrutura física e tecnológica da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da aquisição de móveis, eletrodomésticos, notebooks, computadores, equipamentos de tecnologia da informação e viaturas.

O evento contou com a participação do governador do Estado, Mauro Mendes, do secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, do delegado-geral, Mário Dermeval, e da diretora de Execução Estratégica, Daniela Silveira Maidel.

Os veículos para transporte de presos, seis automóveis chevrolet cruze e um veículo para transporte de cargas e demais itens, como computadores, notebooks, kits de escuta humanizada e drones foram adquiridos com recursos de apreensões realizadas em investigações da Polícia Civil, negociações com Ministério Público e Poder Judiciário, fundos de segurança Pública, extra legado do Ministério da Justiça e Segurança Pública e emendas parlamentares

[Continua depois da Publicidade]

As oito viaturas, tipo van, utilizadas para transporte de presos, serão entregues para as Regionais de Rondonópolis, Cáceres, Água Boa, Tangará da Serra, Sinop, Nova Mutum, Primavera do Leste e Barra dos Garças.

Outros 10 veículos do mesmo tipo foram entregues anteriormente para as Regionais de Alta Floresta, Juína, Guarantã do Norte, Vila Rica e para unidades da região metropolitana, como Central de Flagrantes de Cuiabá e Várzea Grande, Gerência Estadual de Polinter, Plantão de Atendimento à Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, e Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), totalizando 18 viaturas para transporte de preso e um investimento de R$ 4 milhões.

No evento, também foi realizada a entrega simbólica de outros itens adquiridos pela DEE e em distribuição para unidades do interior como 1.200 computadores, 370 notebooks, 23 drones, kits de escuta humanizada e outros itens de tecnologia da informação, que fazem parte do fortalecimento do inquérito eletrônico em todo estado.

A diretora de Execução Estratégica, Daniela Silveira Maidel, explicou que os produtos apresentados são apenas uma amostra e que a distribuição dos itens já iniciou na região metropolitana e no interior do estado, em busca do fortalecimento das investigações e de todo trabalho realizado pela Polícia Civil.

“Antes da distribuição é feito um planejamento e o mapeamento das necessidades das delegacias. Os computadores, drones e os kits de escuta humanizada serão utilizados no fortalecimento das nossas investigações em todo estado e estão sendo distribuídos conforme a necessidade de cada unidade”

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou que as entregas ampliam e melhoram não só as condições da Polícia Civil como de toda a Segurança Pública do Estado. “São aquisições que vão contemplar principalmente o interior do estado, facilitando as condições de trabalho dos profissionais, melhorando a Segurança Pública para o cidadão mato-grossense”, disse o secretário.

Para no delegado-geral, Mário Dermeval Aravechia de Resende, a renovação de veículos e de toda estrutura da Polícia Civil deve ser permanente, uma vez que a instituição tem como característica principal a investigação e a apuração de materialidade dos fatos no auto do inquérito policial, devendo a qualidade no ambiente de trabalho ser constantemente aperfeiçoada.

“Todas as melhorias são bem-vindas e a Polícia Civil tem trabalhado para se reforçar tanto na área tecnológica, quando estrutural, com a aquisição de equipamentos, veículos e todos os itens necessários para o melhor desempenho das investigações e do trabalho policial, em busca de muito em breve se tornar uma das melhores Polícias Civis do país”, disse o delegado-geral.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).