21.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 março, 2021
Início MATO GROSSO Começa campanha de vacinação contra Covid 19 em Sinop

Começa campanha de vacinação contra Covid 19 em Sinop

Por CENÁRIOMT

A servidora municipal Margarida Mattos, 56 anos, foi a primeira moradora de Sinop a receber a dose da vacina CoronaVac, no combate a Covid-19. A solenidade de lançamento foi realizada, no final da manhã desta quinta-feira (21), no gabinete do Prefeito Roberto Dorner. A profissional da saúde, que atua há 19 anos como vacinadora nas unidades básicas da rede, destacou, emocionada, a importância do momento. “Não tem como negar, eu realmente estou muito emocionada. A gente já passou por muitas campanhas de vacina, mas nunca comparado a isso. É muita felicidade mesmo”, disse.

Para Mattos, o início da vacinação significa esperança de dias melhores. No entanto, a profissional que tem em seu histórico de trabalho atendimentos a milhares de sinopenses no decorrer desses 19 anos, lembra que os cuidados ainda devem permanecer. “Não podemos descuidar. É o uso de máscara, afastamento social, isolamento quem puder. Não tem como acharmos que está tudo certo, tudo resolvido”, destacou. Margarida integrará a equipe da Secretaria que fará, hoje à tarde e nos próximos dias, a vacinação nos profissionais das Unidades de Atendimento Covid-19 dos bairros Primaveras e Paraíso.

Agora, a vacinação será direcionada aos profissionais da saúde que estão atuando diretamente na linha de frente no combate a Covid-19, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Também devem ser contemplados na próxima semana, idosos acima de 60 anos institucionalizados e idosos acima de 80 anos, no entanto, ainda será divulgado um cronograma para esse grupo.

Sinop recebeu 1.834 doses da vacina e, destas, mais da metade serão direcionadas aos profissionais. “Nós estaremos conforme determinação do próprio Ministério da Saúde, seguindo as suas orientações e indo por grupos de riscos. Nós só recebemos 1,8 mil doses. Dessas, em torno de mil são só para servidores que estão na linha de frente do atendimento a Covid, tanto do particular quanto do público, explicou Valério Gobbato, Secretário de Saúde de Sinop. A quantidade corresponde a primeira das duas doses obrigatórias. A expectativa é que a remessa com a segunda parte seja enviada pelo Governo do Estado nos próximos dias.

O lançamento da vacinação foi acompanhado pelo prefeito Roberto Dorner, que pediu calma à população.  “A vacina está chegando devagar. Nós não temos vacinas para todos no momento, e o Governo está empenhado em colocar primeiro em segurança os profissionais da saúde os nossos mais idosos. Vai chegar para nós essa vacina, mas temos que ter paciência e nos cuidar”, anunciou.

O vice-prefeito, Dalton Martini, se mostrou muito emocionado ao lembrar as vidas perdidas em consequência da doença. “Perdão. É um momento de emoção porque a gente não para de sepultar amigos, pessoas que ainda estão falecendo. Então a gente não pode parar de tomar os nossos cuidados, a sociedade tem que entender que o momento ainda é de grande risco […], precisamos nos cuidar, precisamos manter o distanciamento, o uso de máscara, vamos diminuir as festas e aglomerações pois não podemos mais perder amigos para essa doença tão infeliz”, destacou.

Também acompanharam a solenidade a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Marilene de Fátima Pereira, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, o vereador Ademir Debortoli, representando os membros do Poder Legislativo e demais autoridades.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

PODER LEGISLATIVO
Maioria rejeita pedido de vista e projeto a respeito da construção de usina é aprovado
março 08, 2021
COVID-19
“Vamos sair dessa!” diz deputado Silvio Fávero antes de ser entubado
março 08, 2021