20.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 março, 2021
Início MATO GROSSO LUCAS DO RIO VERDE Com alto índice de ocupação de leitos Covid SUS, município reativa leitos...

Com alto índice de ocupação de leitos Covid SUS, município reativa leitos do São Lucas

Hospital luverdense retoma funcionamento a partir da próxima segunda-feira (22)
Por Celso Nery/Cenário MT

Os 10 leitos que atenderam pacientes com Covid-19 no Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, até meados de agosto do ano passado, serão reativados. O anúncio da retomada foi feito pelo prefeito Miguel Vaz, juntamente com representantes do Hospital São Lucas e secretaria de Saúde.

A decisão de reabrir os leitos aconteceu por causa do alto índice de ocupação dos leitos de UTI SUS em Mato Grosso. Até a tarde desta quinta-feira (18), 316 pacientes estavam internadas em UTI SUS no Estado, com uma taxa de ocupação de 74,70%.

A vistoria da ala de UTI Covid no Hospital São Lucas foi feita na segunda (15) e o resultado positivo divulgado hoje.

“O Hospital São Lucas se coloca como um dos hospitais a disponibilizar leito para covid. Era uma expectativa da sociedade que o município colocasse a disposição desde o início da pandemia. Está aí, vai ser colocado a disposição e é pra começar na segunda-feira”, anunciou Vaz.

Os leitos UTI Covid serão custeados pelo Governo do Estado. O convenio foi definido em reunião do prefeito Miguel Vaz com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A secretária de Saúde, Fernanda Ventura, citou que o município vem atuando para manter baixo os níveis de infestação da Covid-19. Ela pontua que, por outro lado, os índices de ocupação dos leitos de UTI Covid nos hospitais referência na região se mantiveram próximos ou em 100% nos últimos dias.

“Felizmente não tivemos nenhum paciente que teve atendimento comprometido por não ter acesso a um leito de UTI”, esclarece, ressaltando que o Hospital São Lucas tem condições técnicas para manter pacientes aguardando abertura de vagas em outros hospitais com UTI Covid.

A diretora do Hospital São Lucas, Tatiani Lima, reforçou que os leitos de UTI já estão montados. Ela adiantou ter solicitado apoio para aquisição de alguns equipamentos. “Fizemos o projeto e foi aceito pelo município e vamos ver se a gente consegue fazer toda a aquisição”, disse.

“Sempre que batemos na porta da Prefeitura somos bem atendidos e quero agradecer o empenho também da Câmara de Vereadores que sempre nos olha com bons olhos”, analisou o presidente da Fundação Luverdense de Saúde, Jair Ruhof.

Entendimento e agilidade

O projeto que viabiliza o funcionamento das UTI’s Covid em Lucas do Rio Verde já foi enviado pela Prefeitura para a Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, Daltro Figur, participou da reunião e confirmou que os vereadores levarão o projeto a votação na segunda-feira (22). “Que seja votado em primeira e segunda votação já na segunda-feira”, assegurou.

Monitoramento

Durante conversa com a imprensa, o prefeito Miguel Vaz observou que o município não deverá editar novos decretos adotando medidas mais rígidas contra a Covid. O gestor observou que o município está seguindo o último decreto do Governo do Estado e os resultados têm sido positivos.

Miguel elogiou a iniciativa da Secretaria de Segurança e Trânsito e outras instituições, que colocaram em prática o planejamento para evitar relaxamento das medidas e aglomerações durante o período de carnaval. “Foi um trabalho de conscientização que realmente deu resultado”, elogiou. “A população correspondeu a altura”.

“Não tem motivo pra gente restringir. Claro que cada dia é um dia e a gente acompanha diariamente a taxa de ocupação dos leitos de UTI e das pessoas que estão infectadas pelo vírus. Em princípio não há necessidade de agir, no momento”, concluiu Vaz.



- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

FALTA DE ENERGIA
Fios caídos: moradores de bairro de Lucas do Rio Verde acusam Energisa de descaso após horas sem energia
março 07, 2021
Saúde
Deputado Silvio Fávero é entubado em UTI de hospital em Cuiabá neste domingo
março 07, 2021