40.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTClóvis Matos é homenageado mestre da cultura mato-grossense e tem história de...

Clóvis Matos é homenageado mestre da cultura mato-grossense e tem história de vida narrada em livro infantojuvenil

A obra literária “Vovô Clovis: o espalhador de livros” será lançada nesta quinta-feira (12.08), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá
Por CenárioMT

A vida e as andanças do criador do projeto Inclusão Literária em Mato Grosso, Clovis Matos, ganharam as páginas de um livro. A obra literária “Vovô Clovis: o espalhador de livros” será lançada nesta quinta-feira (12.08), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. O projeto foi contemplado no edital “Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O projeto proposto por Rosiceli de Arruda (Madona) narra as contribuições de Clovis, que também é conhecido como Papai Noel Pantaneiro. Há mais de uma década ele incentiva crianças e jovens a gostar de livros, a adquirir o hábito de leitura, a bordo da Furiosa, Branquinha e Lobo Guará, veículos que o levaram e ainda o transportam para diversos cantos de Mato Grosso e outros Estados.

A biografia foi escrita pela professora e escritora, Anna Maria Ribeiro Costa e conta com ilustrações da artista visual Ruth Albernaz. O livro foi publicado pela editora Entrelinhas. Anna Maria destaca que o processo de escrita se deu durante a pandemia do novo coronavírus, com reuniões online com Clovis.

“Os primeiros encontros foram em torno de seus dados biográficos: sua infância em São Gonçalo do Abaeté junto aos seus pais Bolivar e Iracema e seus sete irmãos. Depois em Uberaba, São Luís de Montes Belos, Iporá, Goiânia até chegar em Cuiabá”.

A história de Clovis é narrada por uma menina traquina de cabelos longos e ondulados. O livro percorre desde a escolha profissional, sua passagem pelo curso de Engenharia Elétrica até sua formação em História; seus encontros com diversas personalidades como Marília Beatriz, Luciano Huck e tantas outras pessoas; a vida em família com Martha e as filhas Maíra e Luíza, e a netinha Júlia.

Para Anna Maria “o ponto culminante das tardes encantadas de sextas-feiras foi identificar nas lembranças de Clovis a circunstância em que os livros passaram a fazer parte de seu dia a dia. Identificar o momento em que se apegou aos livros e, de ora em diante, não os largou mais”. O livro é dedicado à Júlia (neta de Clovis Matos) e às crianças e jovens tocados pelo projeto Inclusão Literária.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe visita de secretária de Educação de Marcelândia
setembro 23, 2021
SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde sedia mais uma etapa da campanha de doação de sangue neste sábado (25)
setembro 23, 2021
EM BUSCA DA SEDE PRÓPRIA
Projeto para construção da sede própria da Defensoria em Lucas será apresentado na próxima semana
setembro 23, 2021
Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021