23.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTCine Teatro Cuiabá exibe documentário “Danças Negras” nesta terça-feira (26)

Cine Teatro Cuiabá exibe documentário “Danças Negras” nesta terça-feira (26)

Sessão integra o projeto Temporada de Filmes, do Cine Teatro Cuiabá. Após a exibição, haverá uma conversa mediada sobre a obra.
Por CenárioMT

Reflexões sobre a presença da cultura negra na contemporaneidade estruturam o documentário “Danças Negras” (Brasil, 2020, 72’), de João Nascimento & Firmino Pitanga, atração presencial da Temporada de Filmes do Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira (26.10), às 19h30.

A sessão é realizada em parceria com o Coletivo Audiovisual Negro Quariterê. Depois da projeção, Amanda Nery, mestranda do PPGAS/UFMT e integrante do Coletivo Quariterê, media a conversa com participantes da ação. A classificação indicativa do filme é 12 anos. A entrada custa R$ 10 (inteira). A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

Além de figuras ilustres oriundas do campo das artes do corpo, da capoeira, dos terreiros de candomblé, do movimento negro e ambiente acadêmico, o filme conta com entrevistas exclusivas de Raquel Trindade (falecida em abril de 2018) e Makota Valdina (falecida em março de 2019). “Danças Negras trilha caminhos poéticos fundamentados na ancestralidade, nas memórias marcadas em corpos que dançam histórias, movimentações estéticas, políticas e sonoras oriundas das diásporas africanas no Brasil e outros desdobramentos urbanos marcados pela transculturalidade”, destaca o diretor João Nascimento.

Além de Kabengele Munanga, Raquel Trindade e Makota Valdina, Danças Negras tem depoimentos exclusivos de Clyde Morgan, Edileusa Santos, Lia Robatto, Enoque Santos, Helena Katz, Dinho Nascimento, Salloma Salomão, Mestre Felipe, Fernando Ferraz, Mestre Lumumba, Carlos Moore e do coreógrafo Firmino Pitanga que também assina a direção do filme.

João Nascimento é artista, pesquisador de cultura negra em diáspora e diretor das artes dos corpos dançantes e sonoros. Cineasta documentarista, realizou a direção, roteiro e trilha sonora do filme “Danças Negras”, produzido pela Kalakuta Produções. Atualmente realiza a direção dos filmes “Tambores da Diáspora” e “Hip-Hop Caboclo”.

Firmino Pitanga é coreógrafo, licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Durante mais de 30 anos realiza estudos sobre a dança negra na África e no Brasil, tornando-se um dos precursores da dança negra contemporânea em São Paulo.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Covid-19: Saúde de Lucas do Rio Verde confirma 35 novas notificações e número de casos ativos chega a 285
janeiro 16, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após agredir companheira com pedaço de madeira em Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022