Cidade de Mato Grosso pode entrar no Guinness Book com fogueira de 64 metros

Fonte: CENÁRIOMT

Cidade de Mato Grosso pode entrar no Guinness Book com fogueira de 64 metros
Cidade de Mato Grosso pode entrar no Guinness Book com fogueira de 64 metros

Nesta segunda-feira (24), em comemoração ao dia de São João Batista, a Prefeitura de Pontal do Araguaia, a 518 km de Cuiabá, ergueu uma fogueira de 64 metros de altura, equivalente a um prédio de mais de 20 andares. A meta é bater o recorde do Guinness Book Brasil e ter a maior fogueira de São João do país.

A maior fogueira registrada anteriormente foi construída em São João, no Paraná, em 2010, com 62,2 metros de altura. Uma equipe do livro de recordes deve estar presente na festa para medir a fogueira e validar o novo recorde. Segundo o prefeito da cidade, Adelcino Lopo (MDB), a construção da fogueira levou três semanas e será acesa no sábado (29), em um local afastado do evento para evitar riscos de incêndio. A estrutura ficará a 200 metros do público e distante da região de mata, garantindo a segurança de todos.

O evento contará com o apoio de cinco caminhões-pipa, disponibilizando 70 mil litros de água, além da presença de equipes dos bombeiros. O prefeito informou que a queima da fogueira deve durar cerca de 10 horas e destacou que todas as taxas foram pagas e os requisitos exigidos pelo Guinness Book foram cumpridos. A fogueira foi construída com toras de eucalipto, doadas por produtores da região.

Para garantir a segurança do evento, a fogueira foi erguida em um local afastado, a 200 metros do público e longe da vegetação circundante. Cinco caminhões-pipa, com capacidade total de 70 mil litros de água, estarão de prontidão, juntamente com equipes dos bombeiros. O prefeito Adelcino Lopo ressaltou que todas as medidas de segurança foram rigorosamente seguidas para evitar qualquer incidente.

A celebração de São João é uma tradição importante em muitas regiões do Brasil, marcada por festas juninas, quadrilhas, comidas típicas e, claro, a emblemática fogueira. Em Pontal do Araguaia, a expectativa é que a gigantesca fogueira de 64 metros traga não apenas o título de maior do Brasil, mas também fortaleça o espírito comunitário e a cultura local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a presença de uma equipe do Guinness Book para validar o recorde, Pontal do Araguaia espera entrar para a história com esta grandiosa celebração de São João, destacando-se no cenário nacional e promovendo o turismo e a cultura da região.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).