22.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 18 maio, 2021
InícioMATO GROSSOCavalaria da PM celebra dez anos de policiamento montado e atendimento a...

Cavalaria da PM celebra dez anos de policiamento montado e atendimento a mais 1,6 mil pessoas em projetos sociais em MT

Além do policiamento ostensivo montado, a Cavalaria da PM é inclusiva, a unidade da PM conduz importantes projetos e ações sociais voltados para a comunidade
Por Redação CenárioMT

Nesta terça- feira, 20 de abril, o Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso – Cavalaria, celebra  10 anos de fundação. Desde 2011, a PM conta com o trabalho de 88  policiais especializados que utilizam o cavalo para o policiamento ostensivo montado nas cidades de Cuiabá e Nova Mutum.

O Regimento de Policiamento Montado do Estado de Mato Grosso, mais conhecido como Cavalaria é chamado também de Regimento ‘Tenente Coronel PM Clementino Paraná’, tendo em vista que este oficial teve uma participação ativa no desenvolvimento estrutural da PMMT, criando o primeiro Esquadrão de Policiamento Montado sediado na capital mato-grossense.

A Cavalaria da PM tem  66 cavalos, os animais são acompanhados 24 horas por dia  por médicos veterinários e policiais capacitados para trabalhar  com o animal. O comandante da RPMon- Cavalaria, tenente – coronel Walmir Rocha destaca que apesar do longo período cronológico este processo que utiliza o cavalo como um instrumento de busca pela segurança pública permanece atual e eficaz.

“O regimento montado patrulha, aborda e realiza todas as atividades de uma equipe policial na rua, a nossa a unidade especializada ainda atua no policiamento ostensivo montado de choque  para o restabelecimento da ordem pública. As ações de choque montado são realizadas em estádio de futebol, manifestações públicas, escoltas e ocorrências de reintegração de posse. O adestramento da tropa somado a imponência do porte físico do animal causa forte impacto psicológico diminuindo em grande percentual as chances de confronto”, afirma o tenente- coronel.

Além do policiamento ostensivo montado, a Cavalaria da PM é inclusiva, a unidade da PM conduz importantes projetos e ações sociais voltados para a comunidade. Os dois projetos sociais do Regimento Montado beneficiam mais de mais 1,6 mil pessoas.

A Escolinha de Equitação da Cavalaria, criada a menos de um ano, atende aproximadamente 35 crianças. Este projeto procura oferecer aos participantes, situações de aprendizagens para que neles se instaurem a disciplina, atenção, companheirismo, comprometimento espírito de equipe e responsabilidade. Transmitindo conhecimentos gerais tanto na teoria quanto na prática sobre o trato com animal, cuidados e técnicas equestre e habilidades hípicas que preparam os alunos para as competições hípicas.

Há mais de dois anos o Regimento oferece o tratamento equoterapico; método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Atualmente o Centro de Equoterapia da Polícia Militar atende aproximadamente 35 praticantes por semana. Esse trabalho é realizado por uma equipe técnica qualificada composta por psicólogos, fisioterapeutas e policiais miliares que realizam planos psicoterapêuticos individualizados de acordo com a necessidade de cada praticante.

Ações sociais com a comunidade abrem as portas da unidade para a população. Tenente – coronel Rocha conta que a Cavalaria recebe por ano a visita de aproximadamente 1 mil alunos e professores.

“Ainda na área social o regimento realiza um trabalho brilhante buscando a aproximação da polícia com a sociedade cuiabana.  Semanalmente o quartel recebe inúmeros visitantes sendo turmas de estudantes de colégios públicos e particulares, e crianças de diferentes projetos sociais. Além de conhecer as instalações físicas e um pouco do trabalho da cavalaria podem desfrutar de um descontraído passeio a cavalo”, conta o comandante.

 


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

DESENVOLVIMENTO
Duplicação da BR 163 deverá ser uma das bandeiras do Cidesa nos próximos meses
maio 17, 2021
BOLETIM CORONAVÍRUS
Lucas do Rio Verde registra mais um óbito por covid-19 e número de mortes chega a 143
maio 17, 2021