Casos de desaparecimento de pessoas aumenta em Mato Grosso

Fonte: CenarioMT

casos de desaparecimento de pessoas aumenta em mato grosso 1170038

Os casos de registros de desaparecimento de pessoas têm aumentado consideravelmente em Mato Grosso. Levantamento do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta crescimento de 11,8% no período mais crítico da pandemia pela Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021.

Em 2020 foram registradas 1.692 ocorrências em Mato Grosso, o que corresponde a 48 desaparecimentos a cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2021, o número subiu para 1.914, ou seja, taxa de 53,7 desaparecimento a cada 100 mil habitantes.

Ainda de acordo com o anuário, Mato Grosso apareceu em 6º lugar, ficando atrás do Distrito Federal (67,2); Rio Grande do Sul (55,6); Rondônia (54,2); Santa Catarina (49,4) e Paraná (49).

São diversos os fatores que levaram ao desaparecimento de pessoas em Mato Grosso, aponta o Anuário.

[Continua depois da Publicidade]

“Isso pode ser resultado de falhas de proteção de pessoas em situação vulnerável, como pessoas com alguma doença, transtorno mental ou senilidade, que frequentemente tornam o paradeiro de idosos desconhecido; também pode se relacionar com algum desastre”, diz o estudo.

“Os dados não nos permitem dizer o número de pessoas desaparecidas, o perfil destas pessoas e de seus familiares ou mesmo as circunstâncias de seu desaparecimento. Mesmo a análise dos históricos dos boletins de ocorrência muitas vezes não nos permite análises qualitativas sobre as causas”, destacou o estudo.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.