Cartórios de Mato Grosso registraram 2 mortes de crianças por Covid-19

Crianças de 6 e 10 anos foram vítimas do novo coronavírus. Faixa etária que teve vacinação aprovada pela Anvisa contabilizou ainda 12 mortes por Septicemia, 11 por Pneumonia e duas mortes súbitas.

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

cartorios de mato grosso registraram 2 mortes de criancas por covid 19 1102519

Com vacinação recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram duas as crianças entre 5 e 11 anos que faleceram por Covid-19 desde o início da pandemia no Estado do Mato Grosso. Este foi o número de óbitos para esta faixa etária registrados pelos Cartórios de Registro Civil mato-grossenses no período de março de 2020 à primeira semana de janeiro de 2022.

O levantamento mostra ainda que a primeira criança vítima do vírus em Mato Grosso era do sexo masculino e tinha seis anos de idade. Já a segunda morte por Covid-19 dentro dessa faixa etária foi de um menino de 10 anos.

Os dados contabilizados fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil -transparencia﹒registrocivil﹒org﹒br/inicio -, base de dados que reúne as informações de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos 7.663 Cartórios brasileiros -, e que é administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), retrata ainda que esta faixa etária não registrou nenhuma morte em razão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e duas por morte súbita.

Em julho de 2021 foi registrada uma morte de criança por Covid-19, enquanto o primeiro óbito pela doença foi contabilizado no ano anterior, em agosto de 2020. Na primeira semana de janeiro de 2022 não foram contabilizados óbitos por Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos, embora os Cartórios de Registro Civil tenham o prazo legal de até 10 dias para enviar os dados ao Portal da Transparência do Registro Civil.

[Continua depois da Publicidade]

“Apesar de reduzidos, os números registrados pelo Portal Transparência demonstram que crianças também são vítimas desse vírus e que a vacinação deve se estender para todas as idades para que vidas possam ser poupadas e a doença seja menos agressiva com quem estiver imunizado”, afirma Velenice Dias, presidente da Anoreg-MT.

Contabilizando-se todas as mortes por causas naturais no Mato Grosso, na faixa etária entre 5 e 11 anos foram 125 óbitos, sendo 66 em 2020 e 58 em 2021 — com apenas 1 lançamento de óbito na primeira semana de janeiro de 2022. Dentre as causas de mortis segmentadas pelo Portal, Septicemia foi a causa de 12 mortes, Pneumonia (11), AVC (9), Insuficiência Respiratória (7) e Covid-19 (2). Importante constatar que os Demais Óbitos, que reúnem várias doenças não segmentadas no Portal, totalizaram 81 mortes.

Já no Brasil, as crianças entre 5 e 11 anos totalizaram 324 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia. Entre os Estados brasileiros, São Paulo, estado mais populoso do país respondeu percentualmente por 22,8% dos óbitos de crianças nesta faixa etária, seguido por Bahia (9,3%), Ceará (6,8%), Minas Gerais (6,5%), Paraná (6,2%), Rio de Janeiro (5,9%) e Rio Grande do Sul (4%). Amapá, Mato Grosso e Tocantins foram as unidades que registraram o menor número de óbitos na faixa etária.

Anoreg-MT

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT) congrega os 243 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.