Câmeras registram mais de 11 mil veículos com irregularidades em Mato Grosso

Do total das imagens capturadas, uma parcela é referente a automóveis com registros de roubos ou furtos

Fonte: CenárioMT

Câmeras registram mais de 11 mil veículos com irregularidades em Mato Grosso 2020 08 15 12:20:24
- Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

No período entre janeiro a junho de 2020, mais de 11 mil placas de veículos com registros de ocorrências foram capturadas pelas câmeras OCR (sigla em inglês que significa Leitores Ópticos de Caracteres).

As imagens são recebidas instantaneamente pelos operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que emitem alerta para as forças policiais. Do total de leituras, 75% confirmava a imagem da placa.

As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos de Cuiabá, Várzea Grande, rodovias estaduais e na região da fronteira do Brasil com a Bolívia. Somente com o aporte do Governo do Estado, 22 pontos de videomonitoramento captam imagens diariamente. Contudo, outras câmeras foram viabilizadas por investimentos do Governo Federal e parcerias com concessionárias de rodovias, que totalizam mais de 11 mil equipamentos.

O coordenador do Ciosp, TC PM Siziéboro Elvis de Oliveira, disse que a ferramenta é primordial para o enfrentamento às práticas criminosas no estado de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

“Sempre que um veículo tem alguma queixa de roubo ou furto, a placa é colocada no sistema do Ciosp para gerar o alerta. E de imediato, nossa equipe aciona as forças policiais para fazer as buscas. Outras irregularidades, a exemplo dos documentos do automóvel e do motorista, também são alertadas”, enfatiza.

O sistema OCR registra até 400 veículos por minuto e permite fazer buscas por placas, marca e modelo dos veículos, além de características obtidas pelos operadores, como adesivos que tenham singularidades passíveis de leitura.

Novas ações

Para o segundo semestre de 2020 a coordenação do Ciosp já tem projetos para execução. Entre eles, a ampliação do videomonitoramento que vai contemplar a região do Distrito Industrial, implantação do cercamento eletrônico no Centro Político Administrativo, Projeto Águia, que visa ampliar o monitoramento em todo o Estado e a execução do projeto de digitalização de radiocomunicação, dentre outros.