Cafés de Mato Grosso estão na lista com lotes impróprios para consumo no Brasil

Fonte: CENÁRIOMT

Café,cafezinho, xícara Por: Marcello Casal JrAgência Brasil
Café,cafezinho, xícara Por: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a desqualificação de 14 marcas de café torrado após encontrar “matérias estranhas e impurezas” em níveis superiores aos permitidos pela legislação. Dentre as marcas citadas no documento oficial, constam quatro marcas de Mato Grosso.

A decisão, comunicada nesta sexta-feira (28/06), determina que esses produtos sejam retirados do mercado pelas empresas responsáveis devido ao risco à saúde pública e por se enquadrarem em casos de adulteração e fraude.

A fiscalização ocorreu no âmbito da ‘Operação Valoriza’, conduzida em todo o país entre 18 e 28 de março de 2024 pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. Foram coletadas 168 amostras de café para análise, das quais 14 foram identificadas como impróprias para consumo, resultando na exigência de retirada desses produtos das prateleiras.

De acordo com o Mapa, os consumidores que adquiriram os cafés das marcas desqualificadas devem cessar o consumo imediato e têm o direito de solicitar a substituição dos produtos conforme as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. As marcas afetadas não podem continuar sendo comercializadas, sob risco de multas e possíveis investigações adicionais.

Confira a lista de empresas desclassificadas:

16

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).