Bombeiros de Mato Grosso combatem dois incêndios florestais ativos nesta segunda-feira

Equipes do Corpo de Bombeiros atuam em Canabrava do Norte e Colniza para controlar focos de fogo, após apagar incêndio em Chapada dos Guimarães.

Fonte: CenárioMT

Secom-MT
Foto: BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) finalizou o combate a um incêndio em Chapada dos Guimarães e segue empenhado no controle de dois focos ativos em Canabrava do Norte e no Distrito de Guariba, em Colniza, nesta segunda-feira (4).

O incêndio extinto estava localizado na Gleba Concisão, uma área de difícil acesso, onde as equipes atuavam há três dias com viaturas, máquinas pesadas, avião Air Tractor e caminhões-pipa para conter as chamas e impedir a propagação.

[Continua depois da Publicidade]

Enquanto isso, as ações continuam em uma fazenda de Canabrava do Norte e no distrito de Guariba, onde o fogo ainda ameaça o ambiente.

Nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 25 focos de calor em Mato Grosso, sendo 20 no Cerrado e 5 na Amazônia, segundo dados do Programa BDQueimadas. É importante destacar que focos isolados nem sempre configuram incêndios, mas a concentração deles indica maior risco.

[Continua depois da Publicidade]

O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza ou manejo rural está proibido no estado, com períodos específicos para os biomas Pantanal, Amazônia e Cerrado, e alerta que nas áreas urbanas o fogo é vetado o ano inteiro. Qualquer sinal de incêndio deve ser denunciado imediatamente pelos números 193 ou 190.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.