Blitz em Sinop resulta em 14 pessoas flagradas conduzindo sob efeito de álcool

Objetivo da ação, promovida de forma integrada, é abolir a dobradinha álcool x direção

Fonte: CENÁRIOMT

1 149

A primeira blitz de 2021 com foco no cumprimento da Lei Seca resultou em 47 autuações e 11 condutores encaminhados à Polícia Judiciária Civil (PJC) por estarem com as mãos no volante e com álcool no organismo.

De forma integrada, a operação foi deflagrada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsep) da noite de sexta-feira até a madrugada de sábado (23 horas do dia 23 até 1h30 do dia 24), e foi conduzida pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ciopaer, Polícia Judiciária Civil,  Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), com aval do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Tendo como palco a Avenida Blumenau, durante a operação foram abordados 70 veículos e, nestes, 14 condutores estavam conduzindo sob a influência de álcool. Destes 14, 11 apresentaram mais de de 0,34 mg/L de álcool no organismo, o que configura crime de trânsito. Já os outros três condutores também autuados nesta situação apresentaram menos de 0,33 mg/L de álcool no organismo, o que configura somente infração de trânsito.

Ao todo, 21 veículos foram removidos, sendo 13 automóveis e 8 motocicletas. Neste universo, 13 veículos estavam sem licenciamento, 3 estavam com algum equipamento em desacordo, 2 com o sistema de iluminação e de sinalização alterados, 2 condutores sem carteira nacional de habilitação (CNH) e 1 com a placa violada.

[Continua depois da Publicidade]

“Nosso foco é resguardar vidas, e precisamos que os condutores ajam de maneira responsável, abolindo o perigoso hábito de ingerir álcool e assumir a condução de um veículo”, reitera o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que o trabalho desenvolvido de maneira integrada no município tem trazido resultados positivos.

“Mesmo com um aumento de nossa frota em 23% nos últimos quatro anos, conseguimos reduzir nossos índices de acidentes em 2%, ou seja, em 2017, com 63.857 veículos, Sorriso registrou 1.665 ocorrências; já em 2020, foram registrados 1.633 acidentes, mas com uma frota de 78.485 veículos”, contabiliza o gestor.