Barragem sofre vazão de emergência para evitar transbordamento em MT

Medida foi adotada por causa do risco de transbordamento na cidade de Confresa

Fonte: CenárioMT

barragem confresa
Equipes trabalharam para dar vazão a excesso de água e evitar rompimento da barragem. (foto: Divulgação)

Uma barragem localizada em Confresa-MT precisou passar por uma limpeza do vertedouro para evitar transbordamento. As chuvas que caíram nos últimos dias de dezembro e primeiros dias de janeiro encheram a barragem.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que foi realizada uma limpeza do vertedouro e com isso, aumentou a vazão. O vertedouro tem a função de eliminar a água não utilizada. Com isso, houve a redução do nível da barragem para comportar melhor o período das chuvas.

Por causa do excesso de chuvas nos últimos dias, a represa teria atingido o nível máximo.

barragem confresa3

[Continua depois da Publicidade]

Risco de rompimento

Técnicos da Sema, juntamente com militares do Corpo de Bombeiros, fizeram visitas à represa para verificar os riscos de rompimento. Foi realizada uma vistoria e avaliada a barragem e mapeamento das estradas e comunidades que podem ser afetadas.

Não é descartada a possibilidade de abertura de comportas. A operação é considerada de risco, porque aumenta a vazão de água.

A Sema informou que após a verificação que não há risco iminente de rompimento, ou de transbordamento da represa.

Situação de emergência

Por causa das chuvas, Prefeitura de Confresa decretou situação de emergência no final de dezembro. Na época, várias áreas da zona rural do município sofreram prejuízos devido aos desastres causados por tempestades.

O decreto possibilita transferências dos recursos da União aos órgãos e entidades do município. Com o recurso, o município pode executar ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de recuperações de áreas.

Com a situação de emergência, também fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução dos pontos prejudicados.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.