37.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTAssembleia Social e Igreja de Jesus Cristo promovem campanha de doação de...

Assembleia Social e Igreja de Jesus Cristo promovem campanha de doação de sangue

Por CENÁRIOMT

É indiscutível a importância da doação de sangue para garantir os atendimentos de quem precisa. No contexto de uma pandemia, as urgências de saúde são ainda maiores. É por isso que a Assembleia Social e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias firmaram parceria, pelo projeto Mãos Que Ajudam, para convidar a população para doar ao banco de sangue MT-Hemocentro.

A campanha Mãos Que Ajudam a Doar Vida – Semana de Doação de Sangue – busca sensibilizar as pessoas para comparecerem ao MT-Hemocentro entre 23 e 27 de agosto. Quem puder e quiser doar pode agendar pelo telefone (65) 3623-0044 (ramais 221 e 222), pelo WhatsApp (65) 98433-0624 ou pelo site mthemocentro.saude.mt.gov.br.

No projeto, ainda há outra ação para valorizar os profissionais de saúde que atuaram diretamente no combate à pandemia da covid-19: a entrega simbólica de um kit de homenagem, contendo uma carta de agradecimento a esses trabalhadores, redigida pela igreja parceira.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) receberá essa homenagem na tarde de hoje (23), por meio da Presidência e da equipe da Superintendência de Saúde (Qualivida), tanto porque o Poder Legislativo montou uma central de vacinação no município, quanto reconhecendo a atuação dos trabalhadores de saúde na ação.

“O projeto Mãos que Ajudam tem como objetivo agir nas comunidades. Em relação à pandemia, este ano, nós adotamos duas ações: a primeira é a doação de sangue e a segunda é visitar unidades de saúde onde os profissionais estão trabalhando”, contextualizou a diretora de Comunicação da Igreja de Jesus Cristo, Maria Nascimento Tezolin, que também é servidora da ALMT.

“Estamos sempre de braços abertos para acolher iniciativas tão importantes como esta de incentivar a doação de sangue. Nós, da equipe da Assembleia Social, também vamos doar, pois nossas campanhas começam aqui dentro. E é inegável nossa profunda gratidão pelo dedicado trabalho dos profissionais de saúde. Então, esta homenagem vai com o nosso coração também!”, contou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Para doar – Quem se dispor a doar precisa atender a alguns quesitos: estar saudável e sentir-se bem; estar bem alimentado e descansado; pesar acima de 50kg; ter entre 16 e 69 anos; não ingerir bebida alcoólica por pelo menos 12 horas antes da doação; e apresentar documento oficial com foto.

Com relação às vacinas contra a covid-19, quem se vacinou com a Coronavac precisa aguardar 48 horas e quem se vacinou com Astrazeneca ou Pfizer, sete dias. Quem se vacinou contra gripe também precisa aguardar 48 horas.

Vale ressaltar que todos os tipos de sangue são necessários e, para que não haja aglomeração, as doações no banco de sangue público (MT-Hemocentro) são por agendamento: pelo telefone (65) 3623-0044 (ramais 221 e 222), pelo whatsapp (65) 98433-0624 ou pelo site mthemocentro.saude.mt.gov.br.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe visita de secretária de Educação de Marcelândia
setembro 23, 2021
SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde sedia mais uma etapa da campanha de doação de sangue neste sábado (25)
setembro 23, 2021
EM BUSCA DA SEDE PRÓPRIA
Projeto para construção da sede própria da Defensoria em Lucas será apresentado na próxima semana
setembro 23, 2021