31.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTApós pedido da SES, Mato Grosso recebe CoronaVac para completar esquema com...

Após pedido da SES, Mato Grosso recebe CoronaVac para completar esquema com segundas doses

Estado deve receber 34.000 doses do imunizante às 10h20 desta sexta-feira (18.06)
Por CenárioMT

Após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Ministério da Saúde encaminha 34.000 doses de CoronaVac para completar esquema vacinal em cidadãos de Mato Grosso. A nova remessa chegará às 10h20 de sexta-feira (18.06), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por voo da Azul.

As doses do imunizante serão destinadas à segunda aplicação para conclusão do esquema vacinal dos grupos de trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas. O detalhamento para cada público poderá ser acessado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), divulgada após a chegada dos imunizantes. Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.

Mato Grosso já recebeu 1.501.230 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.

Solicitação de novas doses

Entre as razões para a solicitação de mais doses da CoronaVac, está a recomendação do Governo Federal quanto ao uso das remessas enviadas anteriormente e a possível falha estratégica dos municípios durante a operacionalização da vacinação, com a utilização de segundas doses como primeiras doses.

No início deste mês, a Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que solicitava ao Ministério da Saúde 10.244 doses da CoronaVac.

Como forma de equalizar a situação dos esquemas vacinais, a Resolução detalhava a quantidade de segundas doses necessárias para cada grupo prioritário em seis municípios de Mato Grosso. São eles: Apiacás (120 doses), Campo Verde (258), Cuiabá (3.216), Luciara (8), Rondonópolis (6.520) e Tesouro (122).

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE
Policiais prendem homem armado após tentativa de invasão a motel em Lucas do Rio Verde
julho 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021