30.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROApós força-tarefa em Terra Indígena no Pantanal de Mato Grosso incêndio é...

Após força-tarefa em Terra Indígena no Pantanal de Mato Grosso incêndio é controlado

Por CenárioMT

Os militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMT) conseguiram conter o incêndio florestal de média proporção na Terra Indígena Baía dos Guató, região do Pantanal em Barão de Melgaço. Na última sexta-feira (23.07), uma equipe de oito soldados realizaram uma força-tarefa no local de difícil acesso, com a retirada de material combustível dos pontos considerados eminentes ao fogo e análise do campo.

Segundo informações do comandante do 1°Pelotão Independente do CBMT, tenente Thiago Soares, “durante todo o dia foram separados os materiais das bordas que poderiam servir como fonte para um novo incêndio”. Além disso, foi detectado uma área de vegetação verde e úmida ao redor do local onde estava o incêndio, uma barreira natural que impediu a propagação das chamas. Ele reforçou que não há mais incêndio subterrâneo e os trabalhos continuam.

Baía dos Guató

Como forma preventiva, o CBM vai monitorar via satélite, além de fazer sobrevoos uma vez por semana, para verificar a situação do solo. O relatório aponta que apenas uma área de 200 hectares foi consumida pelas chamadas. No último final de semana, não foi detectado nenhum novo foco de incêndio ou fumaça no local.

É segunda vez que foi registrado incêndio no mesmo local, decorrente de um fenômeno natural do Pantanal, ocasionado pelas (turfas; uma espécie de carvão primário criando de vegetação compactada no solo) possibilitando a formação de pequenas brasas que se intensificaram com o atual clima seco na região.

Para realizar essa missão, o CBM contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além do Sesc Pantanal, que disponibilizou helicópteros para deslocar os militares e equipamentos de trabalho.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Prefeitura garante suporte a servidores da GM envolvidos em acidente e a proprietários de veículos atingidos
setembro 21, 2021
LOGÍSTICA
Ex-prefeito usa redes sociais para comemorar avanço na vinda de ferrovia para Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021
DESAPARECIDA
Polícia faz buscas por moradora de Lucas do Rio Verde; adolescente está desaparecida desde o último sábado
setembro 21, 2021
LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021