28.4 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 12 junho, 2021
InícioMATO GROSSOAlunos de escola da zona rural de MT fazem documentário sobre educação...

Alunos de escola da zona rural de MT fazem documentário sobre educação no campo usando celular e ganham prêmio nacional

Por G1 MT

Alunos da Escola Estadual Vila Rica, na agrovila de Santo Antônio da Beleza, em Vila Rica, a 1.276 km de Cuiabá, produziram um documentário para contar a história e mostrar o cotidiano dos estudantes, a estrutura da escola e o envolvimento da comunidade na educação do campo. O projeto denominado “Escola e Comunidade: Vida e Futuro” foi premiado na terça-feira (13), na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola.

De acordo com o professor orientador do projeto, Felipe Tamuxi, o documentário conta sobre a vida dos alunos, a história da escola e o conteúdo que aprendem. Além disso, eles finalizam o conteúdo falando das perspectivas que eles têm para o futuro.

“Os alunos são de famílias humildes, que vivem da agricultura familiar. No documentário eles mostram as dificuldades enfrentadas. Eles se levantam às 5h, tiram leite, plantam e colhem. Depois pegam ônibus que, na maioria das vezes, quebra na estrada”, explicou.

Como está localizada a cerca de 45 km do centro urbano, os próprios moradores construíram a escola – que é multisseriada – e lutam para a manutenção dela.

Além das dificuldades, segundo Felipe, os alunos contam no documentário sobre o que aprendem na escola e como ela deve ser valorizada.

“Eles dizem que querem se formar na faculdade e um dia poder voltar na comunidade para trabalhar e ajudar as pessoas. Esse trabalho foi motivador. A escola do campo é muito desvalorizada, mas, mesmo com as condições precárias, a gente pode fazer realizar sonhos”, ressaltou.

O professor conta que o documentário foi gravado com os próprios celulares dos já que a escolar não tem recursos. A edição do curta-metragem também foi editado por meio de aplicativos de celular.

“Foi difícil, mas no final deu tudo certo. Quando apresentamos o resultado para a comunidade, muitos se emocionaram e tanto os alunos quanto a comunidade em geral se sentiram valorizados”, pontuou.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021
COPA DO BRASIL DE FUTSAL
Equilibrado, confronto entre G.Santos x Juventude é decidido nos últimos segundos da prorrogação
junho 12, 2021