23.4 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 16 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOAdolescente morre com suspeita de hantavirose em Sorriso

Adolescente morre com suspeita de hantavirose em Sorriso

Aline Dessbesell, Centro América FM

Um adolescente morreu nessa segunda-feira (25) depois de três horas ao ser internado no Hospital Regional de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A suspeita é que a morte tenha sido causada por hantavirose ou leptospirose.

A vigilância em saúde do município de Sorriso está investigando as causas da morte repentina do jovem. Ele foi internado no hospital na manhã de segunda-feira reclamando de dor no peito e falta de ar.

O adolescente foi atendido pela equipe médica, ficou internado no box de emergência da unidade, que funciona como uma UTI móvel, mas em praticamente 3 horas e meia internado ele não resistiu e morreu.

Segundo a unidade médica, o paciente teria sido encaminhado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Regional.

Na certidão de óbito do jovem consta como causa da morte síndrome respiratória aguda grave. A equipe da vigilância, da secretaria municipal de saúde, investiga a causa da morte.

Existem duas principais suspeitas: hantavirose e leptospirose. Pelo quadro clínico, segundo o diretor técnico do hospital regional, Rodrigo Bezerra, a principal suspeita é de hantavirose.

Porém, os exames e as sorologias recolhidas vão ser analisadas pelo laboratório credenciado ao estado, que fica em Cuiabá.

Hantavirose é uma zoonose viral aguda é uma doença grave transmitida por roedores silvestres. A hantavirose em humanos pode causar duas formas clínicas da doença: a febre hemorrágica com síndrome renal e a síndrome cardiopulmonar por hantavírus.

Além da contaminação por meio da inalação de pequenas partículas formadas a partir da urina, fezes ou saliva de roedores infectados, é possível contrair a doença de forma percutânea, ou seja, através de escoriações na pele ou mordida de ratos

E ainda ao tocar olhos, boca ou nariz com as mãos contaminadas pelo vírus através da transmissão de pessoa para pessoa.

Já a leptospirose é uma doença causada por uma bactéria, que está no sistema renal dos ratos comuns. Estima-se que 60% dos ratos têm a bactéria na urina.. A forma de prevenção é tentar evitar o contato, que às vezes pode ser inesperado quando se tem uma enchente, por exemplo.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga sequência de ações programadas para o Maio Amarelo
maio 16, 2022
JETON DE PRESENÇA
Câmara reprova projeto que criava remuneração a membros de comissão e conselhos do Previlucas
maio 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Assistência Social e Senac concluem mais quatro capacitações para população luverdenses
maio 16, 2022
ACIDENTE NO TRÂNSITO
Jovem morre após grave acidente em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2022